• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

10/12/2019 Campanha "Natal: Quem Ama, Valoriza" celebra 420 anos da capital potiguar

A comemoração dos 420 anos de Natal ganhou uma programação toda especial a partir desta terça-feira (10). Em Sessão Solene, a Câmara Municipal de Natal lançou o projeto “Natal: Quem Ama, Valoriza” que visa valorizar a história da capital potiguar e envolver a sociedade através da participação em ações nas áreas da educação, cultura, esporte e turismo. As atividades serão iniciadas neste mês de dezembro seguindo durante todo o ano de 2020 até completar os 421 anos da cidade.

A iniciativa conta com a coordenação das vereadoras Eleika Bezerra (PSL), Divaneide Basílio (PT) e da Escola do Legislativo Wilma de Faria junto a diversas secretarias municipais e estaduais, instituições de ensino, entidades públicas e privadas e a sociedade civil.
“Esse é um projeto muito bonito. Hoje aqui as pessoas fizeram questão de mostrar um histórico da nossa querida Natal desde seu surgimento. Uma cidade rica, tanto na cultura quando nos demais setores. 420 anos é uma data muito importante, em bom tempo, as vereadoras Eleika e Divaneide vieram resgatar essas comemorações e a Câmara não deixa passar em branco, parabéns às duas”, explicou o vereador e presidente da CMN, Paulinho Freire (PSDB). 

A vereadora Eleika Bezerra destacou que a Casa tem um papel importante na sociedade e não poderia deixar de registrar este momento tão marcante para a capital potiguar. “Realmente me sinto muito feliz de participar desta ação. Hoje eu me lembro das comemorações dos 400 anos de Natal, quando na ocasião tivemos a criação da Escola do Quarto Centenário, do pórtico na BR 101, entre outros. Acredito que 420 anos é uma data emblemática e nós como natalenses precisamos amar mais nossa cidade, quando amarmos mais, teremos mais cuidado”, pontuou. 

Também propositora da campanha, a vereadora Divaneide Basílio lembrou que hoje é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos e que “neste momento lançar a campanha em comemoração ao aniversário da cidade veio a calhar, pois nada mais fundamental para o direito humano do que recuperar a história do seu povo. E é isso que estamos fazendo neste momento, este ciclo que envolverá varias ações para recuperar a memória do povo natalense”, disse Divaneide. 

Dentro da programação prevista para as atividades estão envolvidas as secretarias como  Educação, Esporte e Lazer (SEL); Turismo, Comunicação, Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE); Gabinete Civil, além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

“A Escola do Legislativo está feliz por fazer parte do projeto. Natal é uma cidade amada e querida e elaboramos toda uma programação junto às secretarias para melhor representar esta data. Vale lembrar também que em dezembro, através da Secretaria de Esporte, vai ser realizado um passeio ciclismo alusivo aos 420 anos. Fora isso, durante todo o próximo ano acontecerão diversas ações por várias secretarias que vão remeter à data e a este marco”, disse Rafael Jácome, diretor da Escola. 

O envolvimento conjunto dos setores em questão visa atingir várias frentes e trazer maior valorização à cultura potiguar, proporcionando aos natalenses mais conhecimento, envolvimento e amor pela cidade do Natal.  Um dos historiadores mais lembrados do estado do Rio Grande do Norte, o professor Luiz Eduardo Suassuna, conhecido como Kokinho, esteve presente na solenidade e falou sobre os caminhos para se levar a Natal com história e identidade cultural para o cidadão. “A primeira coisa que eu destaco quando iniciamos ações como estas é sobre a necessidade de se conhecer Natal, conhecer a história, pois existem várias ‘Natais’. A cidade tem suas facetas, suas destruições e seus momentos de crescimento. Esta história as pessoas não conhecem, principalmente os jovens. E ninguém gosta do que não conhece. Para mim tudo começa na sala de aula,  a sala de aula motivadora, levando conhecimento sobre nossos pontos históricos, nossos limites, períodos de expansão e isso motiva, andar pela cidade; os alunos se inspiram”, detalhou 

Homenagens
Na solenidade de lançamento, a artista da terra Glorinha Oliveira foi homenageada pelos parlamentares. Glorinha foi representada pelo seu filho, Aécio Oliveira, por toda sua história e representatividade na cidade do Natal. Como por exemplo, sua importância na Rádio Tupi, quando representou o Rio Grande do Norte por diversos estados do Brasil levando o nome potiguar ao topo da cultura nacional.  
“Maria de Oliveira Queiroz, seu nome de batismo, e que completou 94 anos este ano, está muito feliz pelo reconhecimento da Câmara. Nós ficamos emocionados por que ela tem uma história que trouxe notoriedade para a nossa cidade. Saindo do RN para representar a gente em todo País”, concluiu Aécio Oliveira.  

Na ocasião também foram homenageados o o presidente da CMN, Paulinho Freire; Delcindo Mascena, coordenador do programa Viva o Centro e o prefeito de Natal Álvaro Dias, representado pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo César Medeiros. Também tivemos a apresentação do Coral Sons da Terra, da Secretaria Municipal de Educação, além da presença de diversos órgãos de relevância social, cultural e econômica para a cidade do Natal.

 

Texto: Salvina Miranda
Fotos: Marcelo Barroso