Cento e dezessete anos em defesa do acervo histórico e cultural do estado. Com uma coleção museológica, documental e bibliográfica vasta, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) aniversaria e para homenagear as pessoas que contribuíram com a formação desse legado, aconteceu na noite desta quinta-feira (28), uma Sessão Solene em comemoração à nova data. Situado na Cidade Alta, o local é a mais antiga instituição cultural do RN.
O vereador Sueldo Medeiros (PHS) esteve representando o legislativo municipal. Ele destacou a importância do Instituto para a cidade. “Hoje o momento é festivo. Além do lançamento de duas publicações próprias, bem como a posse de novos sócios, estamos comemorando o aniversário das memórias do nosso povo. Por isso a importância desse trabalho”, afirmou.
Um dos homenageados da noite foi o professor Daladier Pessoa Cunha Lima. Ele foi escolhido por unanimidade pela atual diretoria do Instituto devido ao grande trabalho desenvolvido em prol da educação. A ele foi dada a comenda Enélio Lima Petrovich. “Eu me sinto duplamente feliz. Primeiro por ser agraciado com essa medalha e por outro lado pelo fato da honraria ter o nome desse grande amigo, Enélio Petrovich”, disse Daladier.
Para o presidente do Instituto, Ormuz Barbalho Simonetti, o evento foi uma noite de comemorações em defesa da casa da memória do estado. “Comemoramos os 117 anos da instituição histórica mais antiga do estado. Somos a identidade do Rio Grande do Norte como dizia Câmara Cascudo, temos documentos antigos, todas as leis e decretos do estado e estamos concluindo a arrumação do nosso acervo que gira em torno de 60 mil livros”, afirmou.
Texto: Kehrle Junior
Fotos: Verônica Macedo