A sessão solene da Câmara Municipal de Natal para entrega da Comenda Quadrilheiro Marcílio Canário, realizada nesta sexta-feira (02), foi marcada pela presença de participantes vestidos a caráter e apresentações de forró. Representantes das quadrilhas juninas salientaram a importância cultural da atividade, que é exercida com recursos limitados mas com impacto econômico importante. Manifestação cultural que envolve e une através da dança e da música estados nordestinos em um mesmo ritmo, o movimento junino recebeu as honrarias por iniciativa do presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PSDB), admirador e incentivador dos festejos.
"Hoje é dia de prestigiar, destacar e homenagear verdadeiros artesãos da cultura popular! Valorizar a cultura junina na cidade do Natal é o objetivo principal da criação desta comenda pelo Legislativo natalense. Com ela, homenageamos as pessoas que representam e fomentam essa que é uma das mais belas e genuínas manifestações culturais do Nordeste Brasileiro", declarou Paulinho Freire.
"Sei que todos trabalham duro o ano inteiro para fazer acontecer e que muitas são as dificuldades enfrentadas. É por isso que ao promover este ato, o parlamento municipal espera que a população tome conhecimento de todo este empenho e passe a admirar cada vez mais esta arte. Que todos possam valorizar esta linda arte do quadrilhar, que vai muito além de criar coreografias e figurinos para uma dança. Significa: idealizar e realizar com luta e afinco uma forma de levar alegria ao povo, ao mesmo tempo que agrega e envolve pessoas em prol de uma paixão", completou.
A deputada estadual Eudiane Macedo (SD), que representou a Assembleia Legislativa do RN, recordou sua ligação com a cultura junina. "Faz parte da minha essência; foi onde fiz grandes amizades e, inclusive, conheci meu esposo numa festa junina. Por isso fico feliz em ver esse plenário tão colorido, tão festivo, apesar das dificuldades que as quadrilhas juninas ainda enfrentam", pontuou ela, que quando vereadora de Natal foi a criadora da Comenda Quadrilheiro Marcílio Canário.
De acordo com o diretor de projetos da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Henrique Anderson Bezerra, a Prefeitura elevou o patamar das festas juninas na capital potiguar. "2019 foi um sucesso e estamos pensando nas ações para 2020. Temos planos ousados, como a inclusão do São João de Natal no calendário junino nacional. E claro que as quadrilhas juninas fazem parte deste projeto. Estão todos de parabéns pelo trabalho que fizeram!".
Por sua vez, Akalilson Bezerril, presidente da Liga de Quadrilhas do RN, falou que os grupos juninos vão além do incentivo à cultura e se configuram como uma importante ferramenta de ação social, educativa e profissional. "As festas juninas podem contribuir para alavancar o turismo de eventos e colocar Natal e o Rio Grande do Norte em evidência durante o São João. É fundamental reconhecer a importância do Quadrilheiro Junino como agente, também, da geração de emprego e renda nas comunidades", frisou.
Natiere Ferreira de Queiroz, presidente do Arraiá Zé Matuto, disse que as festas juninas possuem rico valor cultural, mas ainda precisam de mais reconhecimento e incentivo. "Como diz o ditado popular: "Quem não é visto não é lembrado". Por isso, a homenagem da Câmara Municipal de Natal é importante. São com iniciativas assim que a sociedade é despertada para a necessidade de preservar as tradições e a arte popular, além de perceber que por trás da festa tem muito profissionalismo envolvido. Aliás, 2020 começou pra gente, pois já iniciamos o planejamento para o próximo período junino. O trabalho não para nunca!".
Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo