A implantação do estacionamento rotativo em Natal, a chamada Zona Azul, foi o principal assunto abordado durante uma reunião, nesta segunda-feira (12), da Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Transporte, Habitação, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de Natal. Na ocasião, o secretário-adjunto de Transporte da STTU, Walter Pedro, prestou esclarecimentos aos parlamentares.
“Com a medida vamos criar cerca de 4.200 vagas, mais do que qualquer centro comercial privado. O valor será de R$ 2,00 a hora para permanência máxima de duas horas, o que considero justo. O estacionamento rotativo está em fase de licitação e vai utilizar um aplicativo para venda de bilhetes, que poderão ser comprados em lojistas associados”, informou Walter Pedro.
Para o vereador Raniere Barbosa (Avante) ainda são necessários muitos debates em torno do tema, haja vista que o empreendimento deve ser implantado em bairros como Alecrim, Centro, Petrópolis, Tirol e Lagoa Nova, alterando a rotina dessas comunidades. “A população precisa participar desse processo, bem como entidades e movimentos sociais empenhados nas questões do planejamento urbano e acesso à cidade”, reforçou.
Já o líder do governo na Casa, vereador Kleber Fernandes (PDT), defendeu a medida pretendida pela prefeitura. Segundo ele, a Zona Azul vai contribuir para o fomento do comércio nos bairros aonde vai ser instalada. “Isso vai gerar mais praticidade, conforto e dinamismo para os clientes. Certamente, a atividade comercial se beneficiará dessa iniciativa”, afirmou o vereador.
Projetos aprovados
Ainda na reunião da Comissão de Planejamento Urbano, foram aprovados dois projetos: um de autoria do vereador Robson Carvalho (PMB), que cria o Projeto Praia Limpa, outro do vereador Preto Aquino (Patriota), que garante a presença de agentes de trânsito em obras de infraestrutura urbana do município. Os parlamentares também aprovaram a convocação da equipe da Semsur para oferecer informações acerca do calendário de discussões em torno da revisão do novo Plano Diretor da capital potiguar.
“Hoje tivemos mais uma reunião muito produtiva deste grupo temático, com matérias aprovadas e assuntos de interesse público debatidos de forma democrática. Sobre o estacionamento rotativo, o secretário-adjunto Walter Pedro retornará no próximo encontro com mais esclarecimentos”, avaliou o presidente da Comissão, vereador Klaus Araújo (SD). “Por fim, o Plano Diretor constitui uma pauta fundamental para o futuro de Natal e precisamos saber como anda seus encaminhamentos”, completou.
Texto: Junior Martins / Simone Silva
Fotos: Elpídio Júnior