A Escola do Legislativo Wilma de Faria, da Câmara Municipal de Natal, concluiu nesta quinta-feira (29), o curso de Dicção, Oratória e Memorização, ministrado pelo administrador Ricardo Oliveira, especialista em consultoria e educação empresarial.
Nas aulas foram abordados aspectos como a reação dos ouvintes de acordo como a mensagem é recebida, a forma de emitir bem a mensagem, além de exercícios práticos de articulação oral para trabalhar a dicção. "O objetivo foi alcançado em sua base e a construção desses conhecimentos vai acontecer na continuidade, com a prática, de acordo com as finalidades e estilo das funções de cada um", diz o instrutor.
Ele ressalta que a ideia é que a fala possa transmitir a verdade, tornando mais compreensível a proposta em termos de ações e metas pelas equipes. A servidora Djanira Dalva, relatou que se sente melhor oradora em relação ao início do curso, na última segunda-feira. "Acredito que vamos evoluindo a cada capacitação porque muitas vezes o funcionário tem capacidades e não consegue expressar e, quando abre esse tipo de capacitação, ajuda e melhora a nossa auto-estima", avalia.
O diretor da Escola do Legislativo, Rafael Jácome, relembrou que o cronograma de cursos e atividades continua em andamento até o final do semestre. "Temos uma programação de atividades que está sendo obedecida. A escola tem essa preocupaçao com o seu fazer para melhorar a Câmara, capacitando seus servidores e por isso buscamos envolver todos os setores e gabinetes", disse o diretor. Entre as próximas atividades estão o curso de capacitação em mídias sociais que vai ocorrer em setembro e ações da campanha "Outubro Rosa", voltadas para prevenção e orientação do câncer de mama.
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso