A Câmara Municipal de Natal realizou nesta sexta-feira (25) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Servidor Público, que é comemorado no próximo dia 28. Na cerimônia, proposta pelo vereador Dinarte Torres (PMB), foi entregue a servidores da Casa a Medalha de do Mérito Legislativo, em reconhecimento pela dedicação ao serviço público do Legislativo natalense.
"É uma honra homenagear os servidores, reconhecendo a competência, acolhimento e dedicação ao trabalho. Que essa homenagem se estenda a todos os outros servidores públicos", destacou o vereador Dinarte Torres. A solenidade foi prestigiada ainda pelos vereadores Raniere Barbosa (Avante), Maurício Gurgel (PSOL), Divaneide Basílio (PT) e Bispo Francisco de Assis (PRB).
O Dia do Servidor Público foi instituído no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Desde a Constituição de 1988 só é possível ingressar no serviço público através de concurso. João Alberto, presidente do Sindicato das Câmaras Municipais, tem 32 anos de trabalho na Câmara e elogiou a iniciativa do vereador Dinarte, relembrando as conquistas e desafios dos servidores ao longo dos anos e destacando a importância do servidor público. "Existe um grande preconceito contra os servidores públicos e por isso uma homenagem assim nos alegra. Nós queremos estender essa homenagem a todos os servidores públicos que sejam desta Câmara ou não, porque são pessoas que defendem o público, que fazem com que os serviços funcionem", destacou.
A medalha do Mérito Legislativo foi criada na Câmara desde 2011 para reconhecer os relevantes serviços prestados por pessoas indicadas pela Câmara. Nesta sexta, foram 15 servidores agraciados com a honraria, como Dinarte Fernandes, que trabalha há 37 anos na Guarda Legislativa. "Ficamos felizes em sermos lembrados como servidores desta Casa nessa data. São anos de dedicação para que as coisas funcionem, cada um em sua área", disse.
A solenidade se concretizou ainda como um momento de agradecimentos e despedida. É o caso de Iselda Alves, que é lotada na Escola do Legislativo Wilma de Faria, mas está prestes a se afastar do serviço. "Minha vida de servidora está sendo concluída com essa homenagem que me deixa muito honrada. Comecei muito jovem, há 35 anos, como assessora parlamentar e estou dando entrada no meu processo de aposentadoria. Só tenho a agradecer por tudo o que aprendi enquanto funcionária, enquanto ser humano e como servidora pública", enfatizou.
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso