Propor técnicas de gestão eficientes para reduzir riscos e melhorar a produtividade foi o objetivo do treinamento oferecido pela Escola do Legislativo Wilma de Faria na Câmara Municipal de Natal nesta quinta-feira (31). A palestra "Compliance: o futuro da administração pública", ministrada pela advogada Liliana Rodrigues, presidente da Comissão de Compliance da Seccional potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN) foi oferecida especialmente aos servidores, mas recebeu também o público externo.
Liliana teve a primeira experiência com as técnicas de Compliance há dez anos em Portugal, onde esse método é comum. "Quando aplicado, o resultado é positivo porque são técnicas de gestão de processos para tornar a organização, seja pública ou privada, mais eficiente. No caso do setor público, há benefícios diretos para a coletividade com melhor gerência dos fundos públicos, combate à corrupção e um trabalho feito em cooperação interdisciplinar", explicou a palestrante.
Ela falou sobre códigos de ética, suportes administrativos, avaliação de riscos, controles internos, treinamentos e comunicação, canal de denúncias, investigações internas, auditorias e monitoramento. O assessor administrativo Tahuan Melo participou da palestra e já tem conhecimentos sobre o Compliance. "É um tema novo, mas de aplicabilidade eficiente para a administração que tende a ser muito comum daqui por diante visando, inclusive, reduzir custos e riscos", avaliou o participante.
A palestra sobre Compliance fechou o ciclo de treinamento da Escola do Legislativo neste mês. "A ideia foi contemplar disciplinas inerentes aos processos e ao trabalho legislativo. Aqui foram tratados estrutura de orçamento, a questão das verbas indenizatórias e agora finalizamos com essa nova ferramenta de gestão, de modo a cooperar com a melhoria do serviço da Câmara Municipal", declarou o diretor da Escola do Legislativo, Rafael Jácome.
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso