A Câmara Municipal de Natal recebeu, em audiência pública nesta sexta-feira (13), lideranças comunitárias para debater sobre as necessidades enfrentadas pela população em diversas áreas. Proposta pelo vereador Dinarte Torres (PMB), o encontro proporcionou aos participantes espaço para reivindicações sobre transporte, saúde, educação, obras e infraestrutura e cobraram mais diálogo com o Executivo Municipal.
O propositor, Dinarte Torres, destacou que a ocasião foi de grande importância porque os moradores puderam ser ouvidos de forma mais ampla. "O primeiro impacto de problemas chega primeiro aos líderes comunitários, que são a voz dos moradores e hoje puderam cobrar soluções dos problemas das quatro regiões da cidade", declarou. O vereador Preto Aquino (Sem Partido), também compareceu.
Os líderes apresentaram as prioridades de seus bairros e cobraram explicações a representantes da Prefeitura (Semsur, Saúde, Transporte, Urbana) e Governo do Estado que estiveram presentes. Do Loteamento Mar Del Plata, na zona Norte, Edivandro Fernandes, disse que o atendimento à saúde é um grande problema a ser solucionado. "A unidade de saúde que nos atende também recebe moradores de outras 13 comunidades. Continuamos cobrando a conclusão da unidade do Alto Torre para a situação melhorar porque a saúde é o básico que a população precisa", disse.
Outros problemas como transporte, coleta de lixo, ruas esburacadas e obras a serem realizadas ou concluídas, iluminação pública, alagamentos, drenagem e saneamento também foram destaques na audiência. O chefe do setor de atendimento às comunidades da Prefeitura, Tácio Cavalcanti, explicou que a reunião serviu para que as pastas prestassem contas do trabalho desenvolvido e conhecessem outras demandas das comunidades. "Debatemos os problemas buscando soluções e os atendemos diariamente nas secretarias. A questão do transporte público só vamos melhorar a oferta quando licitarmos o transporte. Quanto os problemas nas vias, estamos realizando diariamente ações para melhorar a qualidade, mas sempre à disposição da população para resolver os problemas pontuais e urgentes", explicou.
José Amaro, de Nova Descoberta, na zona Sul, viu na audiência a chance de mostrar para a população a luta do movimento comunitário. "Essa audiência ajudou a mostrar para a população que o movimento comunitário trabalha em benefício dela porque representa cada morador que sofre com os problemas", ressaltou.
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso