O médico Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina (APAL), é o mais novo cidadão natalense. A honraria foi concedida na tarde desta sexta-feira (13). A proposição é da vereadora Nina Souza (PDT), que destacou a importância de conceder o título a um profissional da área de psiquiatria.
“A Câmara Municipal de Natal saiu na frente ao conceder o título de cidadão a Dr. Geraldo, que é uma personalidade reconhecida e referência no mundo inteiro. O Rio Grande do Norte precisa sim trazer para perto profissionais deste porte, abrindo canais que possam desenvolver a causa cada vez mais. A psiquiatria hoje tem um papel importante demais na sociedade, uma vez que sabemos que os índices de depressão estão aumentando e a psiquiatria vai se consolidando como um ramo que precisa ter um olhar diferenciado”, destacou a vereadora Nina Souza.
Entre os feitos destacados do médico, está a liderança em campanhas temáticas voltadas para a saúde mental, entre elas o Setembro Amarelo e a campanha contra psicofobia. “Natal representa na minha vida tudo que é afetivo. Nós temos colegas aqui na cidade que são de primeira linha na Associação, porque pensam como eu, querem uma boa categoria para os nosso pacientes. O título vem trazer ainda mais ânimo pelo trabalho, e isso se inicia com um novo projeto que temos de criar a primeira residência médica da Associação Brasileira de Psiquiatria aqui em Natal, para trazer melhor suporte científico e terapêutico para que os doentes mentais possam ter um atendimento mais digno”, anunciou o homenageado.
Vereador e também psiquiatra, o parlamentar Franklin Capistrano (PSB), presente na Solene, avalia a luta do homenageado em favor da saúde mental. “Ele representa para a classe psiquiátrica e para o país todo um papel importante, pois é um defensor da psiquiatria, do paciente e está junto das políticas públicas fazendo frente ao avanço das campanhas, das melhorias no atendimento e muito mais”, discorreu.
A solenidade aconteceu na Associação Médica do Rio Grande do Norte e contou com a presença do secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Junior que foi um dos oradores do evento, junto a demais membros da comunidade médica potiguar.
“É com muita alegria que recebi a notícia da entrega do título. Pois ele vem trabalhando há muitos anos contra o estigma em relação aos pacientes que apresentam transtornos mentais. Como destaque Dr Geraldo trouxe para a nação a campanha do Setembro Amarelo, de suma importância na área de prevenção ao suicídio, sendo um grande articulador de campanhas de políticas públicas tanto voltadas para o tratamento, como para prevenção de transtornos mentais e dependências químicas. Tendo isso tudo em vista, nada mais justo que a honraria”, pontuou.
Pela atuação em defesa da saúde mental, tem o reconhecimento dos colegas de profissão. Dr Gustavo Xavier, presidente da Associação Norte-rio-grandense de Psiquiatria, que acrescentou: Dr. Antônio Geraldo é um psiquiatra renomado e eu o classificaria como cidadão do mundo. Mas hoje ele recebe a honraria de ser cidadão natalense. Entre tantas cidades que ele participa ativamente como médico, para Natal ele sempre destinou uma atenção especial para vários projetos ligados à saúde mental”.
Antônio Geraldo também assumirá, em primeiro de janeiro, a presidência da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), entidade que já comandou entre o período de 2010 a 2016. O médico é referência na psiquiatria nacional e é natura de Montes Claros, Minas Gerais.
Texto: Salvina Miranda
Fotos: Verônica Macedo