• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

03/03/2020 Câmara recebe aprovados no último concurso da Saúde para discutir convocação

Os aprovados no último concurso da saúde realizado em maio de 2018 no município de Natal estiveram na tarde desta terça-feira (03), na Câmara Municipal para tratar do pedido de convocação do quadro de reserva dos enfermeiros. No encontro estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Paulinho Freire (PSDB), o vereador Klaus Araújo (SD), representantes dos sindicatos da categoria e os concursados. 

De acordo com o representante do Sindicato dos Enfermeiros do RN, Mateus Eutrópio, a categoria busca a criação urgente de uma Lei para a convocação dos profissionais. “Temos um déficit muito grande de profissionais no município de Natal, então esse quadro de reserva irá ajudar a população, que precisa do atendimento em saúde. Vamos correr e cobrar que esse Projeto de Lei chegue à casa Legislativa, que seja aprovado e esse pessoal do quadro de reserva seja chamado para assumir suas funções”, pontuou Mateus. 

O vereador Klaus Araújo (SD) destacou a luta dos enfermeiros e cobrou do poder Executivo o compromisso com a categoria. “É importante dizer que muitas dessas pessoas deixaram de trabalhar, se dedicaram ao concurso, estão na expectativa em casa com seus familiares, passaram e não foram chamados. Nessa brincadeira vai fazer dois anos. A Prefeitura através da Secretaria de Saúde precisa se posicionar. O que estamos aqui trazendo é a substituição do texto original ampliando as possibilidades, já que hoje só podem ser chamados os profissionais da saúde para substituir os temporários e nós queremos que possam ser colocados no lugar dos aposentados, dos que desistiram do concurso, além de um prazo”, explicou o vereador Klaus. 

Para o presidente da casa, vereador Paulinho Freire (PSDB), a Câmara Municipal tem um papel fundamental na intermediação pela convocação dos concursados. “Nós escutamos as pessoas que estiveram aqui hoje, elas estão apreensivas, porque o concurso já se expira em novembro e há um compromisso do secretário em reeditar isso aí até para prolongar mais um pouco. Então vamos cobrar do secretário para que possa chamar o pessoal. Eles fizeram o concurso e estão esperando. Vamos ver se chegamos a um bom termo com a secretaria de saúde e o executivo para que eles possam ser atendidos e assim diminua a aflição deles”, finalizou Paulinho.  

Texto: Kehrle Junior
Fotos: Elpídio Júnior

Reunião dos Concursados da SMS - 03.03.20