• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

04/03/2020 Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência retoma atividades

Nesta quarta-feira (4), os trabalhos na Câmara Municipal de Natal foram iniciados com a retomada das atividades da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência. Com nova presidência, agora com o vereador Robson Carvalho (PMB), e vice-presidente Divaneide Basílio (PT), o encontro tratou sobre as ações realizadas no ano de 2019 pela Comissão, o planejamento para o primeiro semestre de 2020 de trabalhos e designou cinco projetos para relatoria do grupo. 

O vereador Robson Carvalho parabenizou a vereadora Júlia Arruda (PDT) pelo último ano que  esteve à frente da presidência e se comprometeu em trabalhar arduamente pelo bom desempenho da Comissão das Pessoas com Deficiência.  “Hoje, iniciamos os trabalhos abordando uma retrospectiva do ano passado e mostrando o novo formato da Comissão. Além disso,  já temos a pauta da próxima reunião que será ‘Acessibilidade no Plano Diretor’, um tema que tem que ser discutido de forma ampla e democrática, pois a cidade carece muito de acessibilidade e, como o texto do Plano chegará ainda este semestre, estamos nos antecipando nas discussões”, destacou. 

Como presidente em 2019, Júlia Arruda (PDT) pontuou as ações da Comissão elaboradas e efetivadas no ano de 2019. Entre elas, a parlamentar lembrou das discussões sobre a reforma da previdência na vida das políticas públicas para pessoas com deficiência e sobre os funcionamentos da Central de Libras e do Programa de Acessibilidade Especial Porta-a-Porta (PRAE) na capital potiguar. 

Entre as discussões sugeridas para este primeiro momento na Casa, no âmbito da Comissão, a vereadora ressaltou  “a inclusão das pessoas com deficiência  na perspectiva do Plano Diretor de Natal”. A parlamentar acrescentou também sobre as ações do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, para aproximá-los da Comissão ajudando na elaboração de políticas públicas para este público. Também foi sugerida a elaboração de uma cartilha com tipos de síndromes raras, entre outros temas. 

A vereadora Divaneide lembrou que a atividade da Comissão traz muito avanços e mudanças  na vida das pessoas e abordou o tema da educação inclusiva. “O Núcleo de Educação Infantil da UFRN completou 40 anos no ano passado, então sugiro aqui uma visita ao NEI que tem um histórico de inclusão na educação muito grande. Vamos conhecer a forma positiva de inclusão  desta instituição dando visibilidade a um bom exemplo de educação inclusiva”, disse a vereadora, que em 2019, durante licença- maternidade da vereadora Júlia Arruda, assumiu a presidência da Comissão.

Também fazem parte da comissão a vereadora Nina Souza (PDT) e Fúlvio Saulo (SD), este último é o único novo membro do grupo. “É um grande desafio, o qual encaro com muita responsabilidade, assim como fazemos nas outras comissões. O que queremos é minimizar a distorção encontrada na sociedade e que as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida se deparam todos os dias”, concluiu.

Reunião Comissão Mobilidade Reduzida - 04-03-2020