• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

16/03/2020 Comissão de Saúde aprova projetos e zera pauta

Durante a tarde desta segunda-feira (16), a Comissão de Saúde da Câmara se reuniu em plenário para apreciar onze projetos de lei e designar outros dois para relatoria, assim, zerando a pauta. Os vereadores Carla Dickson (PROS), Fernando Lucena (PT), Franklin Capistrano (PSB) e Preto Aquino (Sem partido) também debateram as medidas de prevenção e controle ao novo coronavírus, o Covid-19.

Entre os projetos aprovados, está o N° 255/2018, de autoria do vereador Preto Aquino, que determina a implantação de pelo menos um médico psiquiatra em cada distrito sanitário da cidade, com a finalidade de atender à demanda crescente de pacientes em busca dessa especialidade médica. “Esse projeto tenta dentro da realidade atender o quantitativo de pacientes que só aumenta na cidade, que passam por problemas psiquiátricos. Então, a partir de cada distrito tenha um local específico com atendimento psiquiátrico para as pessoas que precisam dessa especialidade”, enfatizou Preto. 

Também foram aprovados projetos que incentivam e garantem o apoio e estímulo à doação de sangue e de leite materno. O primeiro foi o Projeto de Lei 34/2019, de autoria do vereador Robson Carvalho (PMB) que institui no calendário oficial da cidade a campanha Julho Vermelho; de autoria também de Robson Carvalho foi aprovado o Projeto de Lei 249/2018, que institui a campanha Doadores do Futuro visando explicar a importância da doação de sangue; e de autoria do vereador Preto Aquino o 218/2019, que institui uma campanha de conscientização permanente para doação de leite materno na cidade. 

“Dois projetos que versam a questão da educação com a promoção de seminários, cursos, estudos, palestras e conscientização sobre a importância da doação de sangue e outro que estimula o doador do futuro, através dos pequenininhos, nos ensinos fundamentais I e II, a importância da doação de sangue. E também leite materno que é considerado o alimento mais completo do mundo e algo que quando você tem a condição de amamentar o seu filho, você não está dando apenas nutrientes, não está dando só o leite, mas está também dando o afeto, sensação de pertencimento”, destacou Carla Dickson. 

Para o presidente da Comissão, vereador Fernando Lucena, as medidas preventivas ao coronavírus estão tardias no país. “Estamos nos mexendo tarde demais, nós precisamos fechar as escolas, cuidar do nosso povo. Estamos vendo alguns países que fizeram todas as medidas preventivas previstas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem reduzido o número de infectados. Espero que aqui, a governadora tomando as medidas necessárias, seja dura e cobre a efetivação dos cuidados”, ressaltou Lucena. 

 

Texto: Kehrle Junior
Fotos: Verônica Macedo

Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social