• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

11/05/2020 Comissão de Saúde debate sobre situação financeira de abrigos de idosos em Natal

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal realizou, nesta segunda-feira (11),  reunião que abordou sobre a situação financeira dos abrigos de idosos da cidade do Natal em tempos de Coronavírus.

Presentes à reunião, o presidente do Conselho Municipal de Idosos, André Arruda, e a presidente do Lar da Vovozinha, Maria Oleni, relataram a necessidade de aumento do repasse realizado pelo município para os abrigos, já que os custos desses espaços subiram, em tempos de pandemia. 

Ficou definido, que a secretária de Assistência Social de Natal (Semtas), Andréa Dias, será convidada a comparecer à reunião do grupo na próxima segunda (18).

O vereador e presidente da Comissão, Fernando Lucena (PT), destacou que o objetivo do convite é buscar mais esclarecimentos sobre a real situação de financiamento para estes espaços e tentar encontrar uma solução conjunta.

Paralelamente, o parlamentar pontuou que a Comissão irá solicitar à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informações sobre o número de leitos da rede estadual destinados ao atendimento de pacientes com Coronavírus. “Esta Comissão, por Lei, pode também fiscalizar os recursos dos SUS em níveis federais, estaduais e municipais. Por isso, para dar uma resposta mais ampla à população de todo Estado, vamos solicitar à Sesap informações sobre os leitos de UTI que estão sendo construídos na Liga”, concluiu. 

COMISSÃO COVID-19
Vereadores membros da Comissão Especial de Fiscalização dos Atos do Poder Executivo de Enfrentamento à Pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19) também estiveram reunidos nesta segunda-feira (11). Na ocasião, os parlamentares debateram sobre a recepção de pacientes com suspeita de COVID-19 nas unidades de saúde de Natal.

A vice-presidente da Comissão, vereadora Carla Dickson (PROS), explicou que a Comissão Especial será dividida em três subgrupos. O primeiro irá realizar uma visita ao Prefeito de Natal para saber sobre a questão de contratos para o hospital de campanha; o outro grupo irá ao secretário Municipal de Saúde para tratar sobre a triagem e o direcionamento imediato aos centros de referências para recebimentos de pacientes com suspeita  de COVID-19 e o terceiro grupo irá procurar a Sesap para esclarecer sobre como estão sendo feitos os encaminhamentos de pacientes do interior para o município de Natal e entre outras questões.