A aprovação de um Projeto de Lei que torna obrigatórias aulas sobre o Holocausto do Povo Judeu na rede municipal de ensino foi o destaque da reunião virtual da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final desta segunda-feira (03). Encaminhado pela vereadora Ana Paula (PL), o texto afirma que o assunto deverá ser abordado em aulas de História. Tendo em vista a presença marcante da comunidade judaica em Natal, a iniciativa visa incentivar o respeito e a tolerância entre os povos.
O Holocausto, que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, marcou a perseguição e morte de cerca de seis milhões de judeus pelo governo nazista alemão, segundo enciclopédia sobre o tema, do museu do Holocausto dos Estados Unidos. O nazismo chegou ao poder em 1933 no país e foi derrubado em 1945.
Também durante a reunião, os parlamentares debateram o PL 08/2020 de autoria do vereador Chagas Catarino (PDT), que determina que as lojas de roupa da capital potiguar sejam obrigadas a instalar novos ou adaptar seus provadores para torná-los acessíveis a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O Projeto de Lei recebeu parecer favorável do colegiado. Durante o debate, ficou acordado que a regulamentação da matéria será feita pelo Poder Público.
Em seguida, os parlamentares acataram proposição da vereadora Nina Souza (PDT), que institui Campanha Permanente de Prevenção e Combate ao Câncer de Pele e prevê medidas para a detecção e o tratamento dessa doença. "Aumentar a conscientização sobre a neoplasia de pele tem méritos indiscutíveis", pontuou o relator do projeto, vereador Preto Aquino (PSD).
Participaram da reunião as vereadoras Nina Souza (PDT), presidente da Comissão, e Ana Paula e os vereadores Preto Aquino, Luiz Almir (PSDB), Kleber Fernandes (PSDB), Suerdo Medeiros (PROS) e Fúlvio Saulo (Solidariedade).
Texto: Junior Martins
Fotos: Marcelo Barroso