A equipe técnica do SENAC e o consultor de turismo da Alemanha, Andreas Duhli, foram recebidos nesta terça-feira (17) pela Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Natal para apresentar o programa de desenvolvimento sustentável local. A iniciativa é baseada em uma metodologia que une economia e sustentabilidade.
Natal pode ser a primeira capital do Brasil a implantar o programa de desenvolvimento econômico local, o Programa Del Turismo, um modelo de gestão focado na sustentabilidade que promove o protagonismo dos trabalhadores locais. A apresentação do programa aconteceu durante a reunião da Comissão; os parlamentares aprovaram a iniciativa.
“Precisamos preparar a nossa cidade para o novo momento que virá após a pandemia. Temos um potencial turístico imenso e a sustentabilidade é uma ferramenta para ampliar ainda mais nossa capacidade de atração de investimentos. O desafio é fazer com que o visitante volte e divulgue Natal por onde passar”, afirmou o presidente da Comissão, vereador Hermes Câmara (PTB).
Marcelo Milito, consultor do SENAC e coordenador do Programa Del Turismo, informou que o novo modelo de gestão do turismo já foi aplicado na Alemanha e conseguiu resultados positivos, que refletiram na queda no desemprego e no aumento da qualidade de vida da população.
Andreas Duhli falou sobre as vantagens da implantação da atividade na capital potiguar. “Trata-se de uma modalidade de turismo com gestão participativa que envolve a sociedade civil, comprometida em incentivar o desenvolvimento sustentável e investindo na atratividade do destino e valorização da população local”.
Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo