Nesta quarta-feira (29), a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene em homenagem ao projeto Formando Campeões. Proposta pelo vereador Kleber Fernandes (PSDB), a solenidade aconteceu na Faculdade UNINASSAU e contou com a presença de coordenadores e colaboradores da iniciativa, que foram agraciados com diploma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à capital potiguar.
Ao fazer uso da palavra, o vereador Kleber Fernandes destacou a relevância da ação social desenvolvida pela Federação Estadual de Karatê em parceria com as instituições de ensino superior. "Os estudantes, na prática, participam de atividades levando talentos e o conhecimento acadêmico para pessoas em situação de vulnerabilidade", pontuou.
"Em tempo: o reconhecimento do Parlamento Municipal é merecido, pois o trabalho reúne educação, esporte, cultura para prestar um serviço social de impacto", acrescentou.
De acordo com o idealizador e coordenador do projeto, professor André Calixta, o foco da atividade não é apenas formar atletas para o Karatê, mas também cidadãos, direcionando jovens para a vida acadêmica e o mercado de trabalho.
"Temos hoje cerca de 4 mil alunos e muitos deles são bolsistas nas universidades privadas da cidade. O trabalho é voluntário, desenvolvido essencialmente nas escolas públicas. Para participar, o jovem precisa de dois requisitos: disciplina e boas notas", explicou André, que é presidente da Federação Estadual de Karatê.
Na sequência, o diretor geral da Faculdade UNINASSAU, André Lemos Araújo, afirmou que a instituição tem a responsabilidade social como um dos seus pilares. "Dito isso, nos engrandece muito oferecer aos nossos alunos novos aprendizados, além de apoiar uma iniciativa fantástica que ajuda tanta gente a encontrar um caminho na vida".
Caio Diogo, 27, há 16 anos participa do projeto Formando Campeões e comemorou o sucesso do trabalho. "Foi a minha base, pois desde os 11 anos faço parte dessa história. Hoje sou formado em Fisioterapia e estudante de Educação Física, sendo tudo isso fruto do projeto. Então, o esporte agrega valores como disciplina e capacidade de pensar coletivamente, essenciais para a trajetória de qualquer pessoa. Agora, tenho a chance de transmitir tudo que aprendi para outros jovens", concluiu.
Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo