Durante uma reunião nesta segunda-feira (29), a Comissão de Educação iniciou a apresentação dos relatórios das visitas aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Um cronograma foi definido para as vistorias das escolas, distribuídas entre os parlamentares que compõem a Comissão: Eleika Bezerra (PSL) ficou com a Zona Leste, Nina Souza (PEN) com a Zona Oeste, Wilma de Faria (PTdoB) a Zona Sul, Sandro Pimentel (PSOL) e Cícero Martins (PTB) a Zona Norte.
Neste primeiro encontro, foram apresentados os resultados das zonas Leste e Oeste. A vereadora Eleika Bezerra (PSL) falou que teve surpresas agradáveis no que diz respeito à organização das escolas da Zona Leste. "Todavia, me deparei com a queixa geral dos professores com a falta de auxiliar de sala, problema que impede a expansão do atendimento. Outro ponto negativo é o atraso dos salários dos terceirizados, inclusive uma questão que temos debatido exaustivamente", destacou a presidente da Comissão de Educação.
Por sua vez, a vereadora Nina Souza disse que sua avaliação sobre os CMEIs da Zona Oeste é positiva, haja vista que todos que vistoriou estão funcionando a contento. "Não é exagero afirmar que em matéria de estrutura física apresentam condições melhores que várias escolas particulares", observou. "Porém, reconheço que precisamos resolver a situação financeira dos terceirizados e aumentar o número dos auxiliares de sala. Mas tudo isso depende da conjuntura econômica da cidade, que enfrenta sucessivas quedas de arrecadação, fato que compromete a capacidade de investimento do município", completou.
Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior