A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Proteção das Mulheres, dos Idosos, Trabalho e Igualdade recebeu, durante reunião nesta quinta-feira (5), o Coletivo RN Lixo Zero para debater sobre a importância e os benefícios da compostagem. O encontro integra a semana alusiva ao tema, que ocorre até o próximo dia 8 de maio.
Na ocasião, o coletivo recebeu uma Moção de Aplausos aprovada pelos vereadores em Plenário e a vereadora Divaneide Basílio (PT), presidente da comissão, anunciou que o evento integrará o calendário oficial do município. "Compostagem é equilíbrio com o meio ambiente e valorização do trabalho. Neste sentido, entregamos ao coletivo uma Moção de Aplausos e protocolamos um Projeto de Lei instituindo a Semana Municipal da Compostagem para que, no próximo ano, tenhamos esse evento amparado pela legislação, de modo que o município se inclua nestas ações", declarou a parlamentar.
Conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, a técnica transforma em adubo natural a matéria orgânica que geralmente é descartada. O adubo pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. "Não é lixo, é material rico em nutriente que pode e deve ser reaproveitado. Qualquer pessoa, empresas e instituições podem realizar a compostagem e esta semana é para mostrar o que está sendo realizado no estado e chamar a atenção para que sejam feitas melhorias na gestão de resíduos sólidos", destacou a cordenadora do RN Lixo Zero, Luiza de Sá.
A Semana da Compostagem faz parte do calendário da Semana Internacional da Conscientização sobre Compostagem (ICAW), que vem sendo realizada desde 1995 e representa a maior e mais abrangente iniciativa educacional sobre compostagem no mundo.
Em um segundo momento, os vereadores da comissão aprovaram projetos de lei que estavam em pauta, dentre estes, propostas voltadas para a defesa e proteção da mulher, como a instituição do Dia Municipal Contra o Feminicídio, de autoria do vereador Bispo Francisco de Assis (Republicanos); criação do Dossiê da Mulher com estatísticas periódicas sobre as mulheres atendidas por políticas públicas no município, proposto pela vereadora Divaneide Basílio; e os de autoria da vereadora Brisa Bracchi (PT), que preveem a Política Municipal de Capacitação para Mulheres Técnicas, Artistas e Produtoras Culturais e um sistema de mapeamento dessas.
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Francisco de Assis