Em sessão ordinária nesta terça-feira (9), a Câmara Municipal de Natal aprovou projetos voltados para a área cultural, dentre esses, o Projeto de Lei nº 408/2021, da vereadora Brisa Bracchi (PT), que cria a política municipal de capacitação para mulheres técnicas, artistas e produtoras culturais.
A proposta foi construída com a participação de mulheres que atuam no setor e que apontaram suas demandas. Por isso, prevê ações voltadas especificamente para o público feminino. "A gente sabe que a cultura é importante enquanto setor criativo e econômico, mas dentro do setor há desafios como os que se impõem às mulheres. Esse projeto permite que as mulheres possam ocupar ainda mais esses espaços dentro da cultura. Por mais qualificação e por mais mulheres em todos os espaços", disse a autora da matéria.
Os parlamentares aprovaram também o PL n° 56/2022, de autoria da vereadora Ana Paula (SD), para instituir a Semana de Doação de Livros, entre os dias 22 a 28 e abril, e reconheceram a Associação Norteriograndense de Food Trucks e Food Trailers – ANFOT, como entidade de utilidade pública municipal, através do PL nº 251/2022.
Em primeira discussão, foram aprovados os projetos n° 188/2019, do vereador Preto Aquino (PSD) e nº 802/2021, do vereador Chagas Catarino (PSDB), que criam, respectivamente, o Dia Municipal dos Profissionais da Beleza e o Dia Municipal do Profissional Gráfico.
Além desses, o PL nº 249/2022, do vereador Herberth Sena (PSDB), reconhece como entidade de utilidade pública municipal, a Associação Pelotão de Operação do Espírito Santos – PELOPES; e o PL nº 483/2021, do vereador Hermes Câmara (PTB), institui o título empresa amiga da criança e do adolescente. "Esse selo visa combater a exploração do trabalho infantil e incentivar a empresa que busca o desenvolvimento social através de ações voltadas para a criança e o adolescente", disse o autor.
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Francisco de Assis