A Comissão de Desporto e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Natal se reuniu na manhã desta segunda-feira (22) no Plenário Érico Hackradt. O colegiado aprovou seis projetos de lei.
“Nossa Comissão mais uma vez discutiu projetos importantes para o esporte da nossa cidade. Aprovamos seis projetos de lei, designamos mais dois e estamos aqui sempre a disposição do natalense, buscando melhorias no esporte e na qualidade de vida da população”, declarou o presidente da comissão, vereador Luciano Nascimento (PTB).
Entre os projetos aprovados, o PL 23/2022, de autoria do vereador Luciano Nascimento, cria o Programa de Preservação e Revitalização dos campos de futebol e quadras poliesportivas localizados em espaços públicos do Município.
“O esporte gera disciplina, portanto é importante que as praças esportivas, quadras e campos de futebol estejam sempre bem cuidados para que a população tenha projetos interessantes que ajudem a tirar as crianças das ruas, do envolvimento com drogas e violência, e leve-os a se tornarem grandes cidadãos ou até mesmo grandes profissionais do esporte”, explicou o vereador autor do projeto.
Também recebeu parecer favorável do colegiado , o projeto nº 574/2021, de autoria do vereador Aldo Clemente (PSDB), que dispõe sobre a reserva de inscrições gratuitas às pessoas com deficiência em eventos esportivos de competição realizados em Natal. “É um projeto pertinente. A inclusão social no esporte deve estar sempre em alta e sendo defendida por esta casa”, afirmou o vereador Luciano.
Na reunião também foram aprovadas as seguintes matérias: PL n° 042/2021 de autoria do vereador Herberth Sena (PSDB), que dispõe sobre instalação de brinquedos adaptados para crianças com mobilidade reduzida e outras deficiências em praças do município; PL nº 337/2021 de autoria do vereador Preto Aquino (PSD), que cria a “Campanha Permanente a Respeito dos Benefícios do Uso de Bicicleta como Meio de Transporte e Recreação”; PL nº 444/2021, que altera a Lei nº 6.507, de 25 de novembro de 2014, que institui a Paraolimpíada Municipal de Natal; e o PL nº 733/2021 de autoria do vereador Anderson Lopes (SD), que regulamenta a prática esportiva eletrônica no âmbito do município.
Texto: Juliane Araujo
Fotos: Francisco de Assis