A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Natal apreciou 41 projetos entre matérias designadas e analisadas. Dos pareceres analisados, 22 foram aprovados e agora os projetos seguem em tramitação na Câmara.
“A Comissão de Educação fez um verdadeiro mutirão, aprovando e designando vários projetos. Hoje foram 22 projetos aprovados com diferentes destaques e matérias importantes para o nosso município”, explicou a vereadora Júlia Arruda (PCdoB), presidente da comissão.
Entre os projetos aprovados está o PL nº 177/2022 de autoria do vereador Tércio Tinoco (União Brasil), que institui no calendário oficial de eventos do município de Natal o “Dezembro Vermelho”. A campanha trata sobre a prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções por Sexualmente Transmissíveis.
“O projeto do vereador Tércio evidencia essa campanha sobre o HIV/Aids e demais ISTs. Esse PL institui que durante o mês sejam efetuadas ações e palestras para a população geral e para que os profissionais de saúde sejam cada vez mais capacitados para atender essas pessoas que precisam de atenção e um atendimento humanizado”, declarou a vereadora Júlia Arruda.
Outra matéria aprovada foi a de nº 243/2022 de autoria do vereador Peixoto (PTB) que institui e inclui no calendário de eventos do município a Semana de Combate à Intolerância Religiosa, a ser celebrada anualmente na semana entre os dias 15 e 21 de janeiro.
“A proposta deste projeto prevê a promoção do combate a qualquer tipo de intolerância religiosa. Estamos vivendo um momento muito desafiador. São discursos de ódio, muita intolerância que chega até as esferas religiosas. Então, a criação dessa cultura de paz é necessária para que a população possa manifestar sua religião com liberdade”, reforçou a vereadora Júlia Arruda.
A vereadora Brisa Bracchi (PT) e o vereador Bispo Francisco de Assis (Republicanos) participaram da reunião de forma virtual.
Texto: Juliane Araujo
Fotos: Verônica Macedo