O engenheiro civil, empresário e orquidófilo Edison Mattos recebeu na noite desta quinta-feira (10) o Título de Cidadão Natalense, outorgado pela Câmara Municipal de Natal. A iniciativa da sessão solene foi do vereador Anderson Lopes (Solidariedade) e o título foi concedido por proposição da ex-vereadora Eleika Bezerra, mas não chegou a ser entregue por conta do término da Legislatura. A solenidade de entrega da honraria contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, que é natural da cidade de Passo Fundo (RS).
Ao fazer sua saudação, o vereador Anderson Lopes destacou que ao longo de mais de 32 anos de dedicação e carinho às orquídeas, as plantas de Edison Mattos conquistaram muitas premiações em exposições, tornando seu acervo reconhecido nacionalmente pela beleza das flores produzidas em solo potiguar. "Só o amor que Edison Mattos desenvolveu pelo nosso Estado e pela nossa capital Natal já seriam suficientes para fazê-lo merecer este reconhecimento. Mas tudo o que ele desenvolveu em solo potiguar e contribuiu para levar o nome da nossa terra para os quatro cantos do Brasil o tornam ainda mais merecedor".
"Quero lembrar que Edison desenvolveu atividades voltadas para a valorização e conservação da Cattleya granulosa no Rio Grande do Norte, a orquídea potiguar de maior representação. E por ser a orquídea mais presente em território potiguar, ele levantou a bandeira, juntamente com alguns amigos, de buscar torná-la a flor símbolo do estado. Um projeto de Lei desenvolvido em parceria pela Sociedade Orquidófila do RN, pela Procuradoria Geral do Estado e pelo Idema. Após aprovação na Assembleia Legislativa, a Lei foi aprovada e sancionada pela governadora Fátima Bezerra e a Cattleya se tornou, oficialmente, a flor símbolo do nosso Estado", ressaltou Anderson.
Por sua vez, Eleika Bezerra disse estar feliz com a concretização da homenagem que ela propôs quando foi vereadora da capital potiguar. "É sempre uma honra e alegria retornar a esta Casa na qual passei oito anos significativos da minha vida. Como todos sabem, ao longo dos meus dois mandatos, procurei ser extremamente criteriosa com os títulos honoríficos, medalhas e comendas que concedi. Dito isso, posso dizer com tranquilidade que Edison Mattos preenche todos os critérios e é muito digno de receber a mais importante condecoração concedida pelo Legislativo natalense. Aproveito para agradecer ao vereador Anderson Lopes por promover este momento tão bonito".
Os familiares destacaram a paixão dele pela natureza e especialmente pelas orquídeas, festejando o fato do Parlamento Municipal reconhecer sua dedicação. Mara Beatriz de Mattos, mãe do homenageado, falou sobre a emoção de ver o filho empreendendo, fazendo o que gosta e morando na cidade que escolheu para viver. "Toda mãe fica feliz quando vê que o filho é querido, acolhido e aceito. Então, fico gratificada com o fato do meu filho ser reconhecido como cidadão natalense, pois trabalhou com muita dedicação, se transferiu do Rio Grande do Sul para o Rio Grande do Norte e venceu na vida".
Em seu discurso, Edison Mattos declarou seu orgulho pela concessão do Título de Cidadão Natalense. "Cheguei aqui em 1999, as pessoas me acolheram muito bem e, por isso, tenho um carinho imenso por Natal. Enfim, a indicação para este título representa a concretização de um sonho; mostra que eu consegui produzir coisas boas para a sociedade, fazer a diferença na vida das pessoas. Confesso que já me sentia natalense e potiguar após tanto tempo de residência nesta terra maravilhosa, todavia, agora sou filho desta cidade de fato e de direito", concluiu.
Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo