A Câmara Municipal de Natal esteve presente ao lançamento da Câmara da Mulher Empreendedora (CME) do Sistema Fecomércio/RN que ocorreu nesta sexta-feira (3). A iniciativa visa fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo feminino no estado e, neste sentido, vai ao encontro do que defende a Câmara Municipal.
A vereadora Júlia Arruda (PCdoB), representou o legislativo natalense no evento que contou com um painel sobre empreendedorismo feminino, mediado por Sâmela Gomes, coordenadora da CME; com participação da empresária Lucineide Queiroz, além da executiva e expert em ESG (boas práticas que devem ser implementadas por organizações), Daniela Mafra.
"Vemos a criação desse colegiado com muitos bons olhos porque é mais uma forma de emancipar as mulheres, tornando-as responsáveis por suas vidas, o que ajuda a romper o ciclo da violência, no qual muitas vezes estão inseridas em virtude da dependência financeira. É importante o legislativo estar apoiando, pensando nas políticas públicas para dar à mulher esse protagonismo", destacou Júlia Arruda, que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres e autoria da Lei que instituiu a data do 19 de novembro como Dia Municipal da Mulher Empreendedora.
O presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, destacou que a maior representatividade de mulheres à frente dos negócios traz benefícios positivos para a economia. "Para se ter uma ideia, segundo estudo da Consultoria Marquise, a promoção de igualdade de condições de trabalho seria capaz de promover um salto de 30% do Produto Interno Bruto brasileiro, ou seja, a participação das mulheres no mercado gera ainda mais crescimento econômico, qualidade e inovação para o país", declarou.
A CME-Fecomércio vai oferecer apoio às mulheres que desejam empreender ou melhorar a gestão do seu negócio, além de incentivar e promover a conexão entre mulheres potiguares que já empreendem no Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra elogiou a iniciativa. "Todos nós sabemos da importância do empreendedorismo no contexto da geração de renda. Essa iniciativa se soma aos esforços do governo para fomentar esse setor com olhar para as mulheres", destacou a chefe do Executivo estadual.
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Francisco de Assis