Na manhã desta sexta-feira (31), vereadores da Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Habitação se reuniram com representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) para discutir sobre a situação das lagoas de captação da capital.
O encontro aconteceu para que a Secretaria entregasse o Relatório de Gestão dos Reservatórios de Águas Pluviais da Cidade 2022/2023, que foi solicitado pelos vereadores durante a audiência pública que aconteceu no dia 10 de março na CMN.
“Sabemos que são inúmeros os problemas relacionados às lagoas de captação na nossa cidade que para solucionar é um trabalho muito largo e a Seinfra não é a única responsável por essas resoluções. Então na audiência pública que fizemos no início deste mês nós solicitamos acesso a esse relatório, que é elaborado anualmente, e o secretário nos entregou hoje aqui”, declarou o presidente da comissão de planejamento, vereador Preto Aquino (PSD).
O relatório é feito anualmente a partir de um monitoramento realizado pela Seinfra junto com a Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). “Esse relatório monitora os níveis de risco de transbordamento e as demais demandas dentro do cronograma anual de manutenção das lagoas”, explicou o Secretário Municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes.
Na reunião os vereadores e o secretário debateram sobre os problemas enfrentados em algumas lagoas, como furto de bombas e cabos de força e o despejo de lixo, e as possíveis soluções para cada um desses problemas.
“Estamos aqui cobrando que a prefeitura cuide dessas lagoas para que não transbordem e acabem alagando as ruas ou casas das pessoas, mas ao mesmo tempo é necessário chamar atenção da população e conscientizar as pessoas para que não joguem lixo na rua já que esse também é um problema”, afirmou o vereador Robério Paulino (PSOL).
Texto: Juliane Araujo
Fotos: Juliane Araujo