O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa (PDT), decretou hoje (16) luto oficial de três dias no legislativo natalense pela morte da vereadora e ex-governadora, Wilma de Faria, que faleceu na noite de ontem, aos 72 anos, vítima de uma neoplasia no duodeno.
"A guerreira Wilma nos deixa um legado de obstinação e de conquista, inclusive, para a mulher na política. Assumiu na Câmara o mandato de vereadora neste ano e foi decisiva no nosso planejamento de gestão para um protocolo de intenções em renovar e resgatar a imagem da Câmara e temos maior orgulho do apoio dela. O Rio Grande do Norte e Natal, especialmente, estão de luto por sua partida", disse Raniere.
Wilma de Faria iniciou sua carreira política como secretária de Trabalho e Bem-Estar Social do RN em 1983, sendo eleita três anos depois deputada federal. Conquistou seu primeiro mandato como prefeita de Natal em 1988, feito que repetiu em 1996 e 2000. Em 2002 foi eleita governadora do Rio Grande do Norte e reeleita para o cargo em 2006. Em 2012 tornou-se vice-prefeita de Natal e no ano passado, elegeu-se vereadora.
Seu velório está ocorrendo na Catedral Metropolitana de Natal, onde ocorrerá, às 17h30min, uma missa de corpo presente e, a partir das 19h, um cortejo fúnebre segue para seu sepultamento que ocorrerá no Cemitério Parque Morada da Paz em Emaús, Parnamirim.
Texto: Cláudio Oliveira
Foto: Elpídio Júnior