A escola estadual Miriam Coeli foi a escolhida para finalizar as atividades alusivas à Semana Municipal de Enfrentamento e Combate à Disseminação de Informações Falsas. A palestra “Como enfrentar a desinformação” foi oferecida aos alunos do terceiro ano na manhã, nesta sexta-feira (28).
A iniciativa instituindo a semana municipal no calendário oficial de Natal é uma propositura da vereadora Júlia Arruda. "Nós criamos esse projeto de lei criando a semana de combate das chamadas Fake News no momento da pandemia, onde tivemos muitas pessoas sendo alvos de notícias falsas que colocaram em cheque inclusive a vacinação. Então, foi necessário para mostrar a importância da checagem e do cuidado ao compartilhar conteúdos nas redes sociais", falou a vereadora.
O estudante do terceiro ano, Júlio César, comentou que sempre foi cuidadoso com todo o conteúdo que recebe nas redes sociais. "Eu sempre fui cuidadoso com qualquer notícia. Sempre olho o site, vejo quais são os confiáveis e também não compartilho se não tiver certeza da veracidade da informação", falou.
A palestra, ministrada pela professora e coordenadora do grupo de pesquisa “Gemini Pesquisa em Comunicação Midiática”, Valquíria Kneipp, da UFRN, Valquíria Kneipp, teve exatamente esse objetivo de conscientizar os estudantes para evitar a propagação de falsas informações e todos os perigos que elas podem causar.
"A nossa fala, aqui na escola, foi toda voltada para conscientizar os estudantes. Como se defender da desinformação. Trouxemos algumas regrinhas básicas e ensinamentos para uma formação no entendimento da mídia e com as informações no sentido da seleção de fontes confiáveis de informação. É importante verificar sempre. Só assim podemos distinguir o que é verdade do que é mentira. O que é desinformação, do que é informação real", pontuou a professora.
Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis