“Testemunha viva da história do Rio Grande do Norte”, é como os amigos de Edson Ferreira Machado, o define ao contar que ele chegou a presenciar um desfile do então presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, fez com Getúlio Vargas pelas ruas da capital potiguar na época da guerra. Seu Pernambuco, como é popularmente conhecido, recebeu, nesta quinta-feira (11), o Título de Cidadão Natalense outorgado pela Câmara Municipal, por proposição do vereador Eribaldo Medeiros (PSB).
No auge dos seus 96 anos, Seu Pernambuco que é natural de Goiana/PE, escolheu Natal como cidade e há 60 anos comercializa num quiosque no Canto do Mangue, no bairro das Rocas, a famosa iguaria potiguar Ginga com Tapioca. Uma atração que recebe turistas e pessoas da cidade. A pesar da idade avançada, ele se orgulha do trabalho e dos clientes conquistados.
"Primeiramente, quero explicar para as pessoas que a Câmara Municipal de Natal é muito criteriosa quando se dá um Título de Cidadão e o nosso mandato não é diferente. Seu Edson, que gosto de ser chamado de Seu Pernambuco, é mais do que merecedor desse título por ser um patrimônio imaterial da cidade do Natal. Ele já é natalense de fato e hoje também é de direito. Ele que veio para a nossa cidade e há décadas está aqui no canto do Mangue, chegando inclusive a ver o desembarcar, aqui no Rio Potengi, de uns 40 mil militares dos Estados Unidos, como também viu o presidente Getúlio Vargas desfilando aqui nas ruas com o presidente Franklin Roosevelt dos Estados Unidos," destacou o vereador Eribaldo.
O comerciante, que é pai de 21 filhos, com 80 netos, se mostrou agradecido pela homenagem e relembrou sua trajetória desde o tempo que tinha barco de pesca até abrir o quiosque.
"Seu Pernambuco é um patrimônio de nossa cidade. Ele deu toda uma contribuição aqui para a comunidade do Canto do Mangue como pescador e depois também como empreendedor. Ele representa um símbolo aqui para a colônia pescadores ao longo dos seus 96 anos. Sempre ativo e ainda trabalhando," destacou o vereador Raniere Barbosa (AVANTE) que também parabenizou o colega pela sensibilidade da homenagem.
Texto: Phablo Galvão
Fotos: Lorena Veríssimo