Uma das atividades desenvolvidas dentro do projeto Câmara Cidadã, instalado na área da Basílica da Paróquia dos Mártires, no bairro de Nazaré, zona Oeste de Natal, está ensinando idosos a arte da customização de roupas. "São técnicas de customização em roupas e acessórios para motivá-los e incentivá-los a usar a criatividade, transformar o que já tem em casa e, se quiserem, transformarem isso em renda extra. Um momento de crise pode ser um momento de oportunidade e a customização traz essa proposta", explica a instrutora Irma Pereira.
O curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), parceiro da Câmara Municipal nesta edição do Câmara Cidadã, durante os três dias do evento e está sendo realizado no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Marli Sarney, órgão mantido pela Prefeitura do Natal, que realiza atividades ao longo da semana para atender a 400 idosos inscritos do bairro de Nazaré e adjacências.
A aposentada Creoniste Martins, 70 anos, comemorou a oportunidade e disse que estava relembrando os tempos de juventude quando era costureira. "Eu costurava quando era jovem e agora estou aprendendo essa técnica. Dá um pouco de trabalho, é divertido, mas tenho certeza que ficará muito bom. É desse tipo de atividade que nós idosos precisamos", destacou.
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso