As condições atuais e o futuro do Mercado Modelo das Rocas foi o tema debatido em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (22) na Câmara Municipal de Natal. A iniciativa atendeu uma proposição do vereador Herberth Sena (PSDB) atendendo uma solicitação popular que anseia que o espaço passe a ser utilizado na sua totalidade.
O mercado público das Rocas conta com uma estrutura de 84 boxes, mas apenas 11 estão abertos atualmente. Segundo os permissionários, a subutilização do espaço já dura 15 anos e a última reforma foi realizada em 2016. O baixo movimento de clientes têm sido uma das queixas prejudicando assim o pleno funcionamento do espaço.
“Infelizmente o mercado está fechado desde 2008 para a população. Já se passaram 15 anos e nada foi feito de iniciativa para promover a sua abertura de fato. Apesar da licitação prévia já ter sido realizada, mesmo assim não preencheu todos os blocos e aqui a gente fala não só cobrando uma reforma, mas que haja essa licitação e que aconteça uma ocupação para que de fato o mercado não se torne um grande elefante branco e sim em um verdadeiro mercado com espaço de convivência aberto e economicamente viável para a população”, pontuou o vereador Herberth.
Para o chefe do setor de mercado da SEMSUR (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), Tarcísio Gonçalves, os próprios permissionários foram quem abandonaram o mercado das Rocas. De acordo com ele, várias reuniões foram realizadas visando fazer o estabelecimento voltar a funcionar, bem como buscar soluções práticas.
"Realizamos várias reuniões para entender a situação melhor, tanto do mercado como dos permissionários. Entendemos que a reclamação é geral. O mercado está vazio, mas tá vazio porque eles não entram no mercado. Como pode ter movimento sem eles no lugar," questionou.
Tarcísio falou também que a Prefeitura já vem realizando alguns serviços de melhoramento na estrutura do prédio como forma de atender as reivindicações. "Montamos 36 ventiladores direto e agora vamos fazer a troca, nesta semana, em razão da ação do tempo. Colocamos também três novos permissionários grandes lá no primeiro andar. Então, acho que o pedido deles todos estão sendo atendidos. Agora o que peço sempre é que eles voltem, que entrem e ocupem o mercado para assim ter mais poder de pedido junto ao prefeito," falou.
A audiência pública deu espaço para a fala dos permissionários presentes. Na pauta, foi requerido que a feira livre que acontece nas imediações seja realocada para dentro do mercado. Eles pedem um reforço na segurança e também que o horário de funcionamento seja estendido. Outro pedido é a questão da climatização, bem como que o executivo dê maior publicidade e que promova eventos culturais para estimular o aumento do fluxo de clientes.
Estiveram presentes os vereadores Eribaldo Medeiros (PSB) e Raniere Barbosa (AVANTE) e o deputado federal General Girão (PL) e estadual Ubaldo Fernandes (PSDB).
Texto: Phablo Galvão
Foto: Francisco de Assis