A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação realizou na manhã desta terça-feira (26) a última reunião antes do recesso parlamentar. Na ocasião, 5 projetos foram aprovados e outros 13 designados. Estiveram presentes os vereadores Robério Paulino, presidente da comissão, Anderson Lopes, Bispo Francisco de Assis e Júlia Arruda.
“O semestre foi bastante produtivo, a comissão foi diligente e ágil na aprovação de dezenas de projetos desde o início do ano. A comissão e seus membros estão de parabéns pelo excelente trabalho, não só dentro como fora da casa. Além dos encontros quinzenais realizados em plenário também fomos a campo realizar visitas técnicas e fiscalizações nas escolas, para conhecer de perto a realidade e as demandas que necessitam”, contou Robério Paulino (PSOL).
Dos projetos aprovados, o PL N° 445/ 2021 de autoria do vereador Tércio Tinoco, subscrito pelos vereadores Robério Paulino e Raniere Barbosa institui a disciplina “Introdução à Cidadania” na grade extracurricular das escolas municipais da rede pública de ensino.
“A educação não pode ser apenas um método onde os alunos são ensinados a decorar conteúdos para fazer uma prova, seu objetivo tem que ser o aprendizado real e não uma nota. Subscrevi este projeto pois acredito que além das matérias tradicionais, a educação tem que prever a abertura da consciência da criança e do jovem para a sociedade, eles devem ser ensinados a entender de forma crítica mundo e os principais problemas que ele enfrenta”, afirmou o presidente da comissão.
Outro PL que recebeu parecer favorável foi o N°488/2022 de autoria do vereador Luciano Nascimento e relatoria do vereador Bispo, que implementa a semana de incentivo à doação de cabelos às pessoas carentes em tratamento de câncer.
“Este projeto é valioso e muito importante, esperamos que as pessoas que estão enfrentando o câncer sintam-se acolhidas e que sua autoestima seja renovada”, comentou o relator da matéria.
A comissão retornará aos trabalhos no mês de agosto, após o recesso legislativo do mês de julho.
Texto: Lorena Veríssimo
Fotos: Francisco de Assis