A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação, da Câmara Municipal de Natal, aprovou nesta terça-feira (15) projeto de lei que reconhece o caráter educacional formativo e institui a Semana da Capoeira para ensinar essa prática esportiva e cultural.
A comemoração instituída passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Natal. A Semana em questão tem por objetivo estimular a discussão e o aprofundamento de temas ligados a esta arte, símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, símbolo de resistência à opressão.
"A capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro, é atualmente considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil. E nada mais do que justo que Natal faça essa homenagem a essa arte milenar. Esperamos que o poder legislativo, após ser aprovado aqui em plenário, possa sancionar esse projeto e colocá-lo em prática," falou o vereador Anderson Lopes (Solidariedade), que fez a relatoria da matéria.
Outro projeto aprovado pela Comissão foi o que instituí e incluí no Calendário Oficial de Eventos, a Semana Municipal da Paz, que deverá ser comemorada sempre na terceira semana do mês de setembro, culminando com o dia Internacional da Paz, em 21 de setembro.
A matéria pretende convocar a sociedade civil organizada e as igrejas das diversas denominações religiosas, entre outras entidades, para realizarem atividades diversas, incluindo, fórum, palestras nas escolas municipais e caminhadas, visando promover a reflexão sobre a importância da cultura da paz.
O vereador Professor Robério Paulino (PSOL) fez a relatoria do texto. "Quero parabenizar e também pedir a subscrição ao projeto do vereador Milklei Leite (PV), pois se trata de uma matéria muito bem-vinda, principalmente nos últimos anos em que vemos a propagação do ódio. O que precisamos é de convivência harmônica, nós podemos ter diferenças políticas, mas não precisamos transformar o outro em inimigo. Isso é muito ruim, pois essa situação pode levar até as guerras civis que dividem os países. Por isso, esse projeto vem a calhar para construir em Natal uma cultura de paz, uma cultura de convivência harmônica na cidade", observou.
A vereadora Júlia Arruda (PCdoB) e os vereadores Daniel Valença (PT) e o Bispo Francisco de Assis (Republicanos) também participaram da reunião.
Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis