A Frente Parlamentar em defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Natal promoveu na manhã desta sexta-feira (22), em mais uma edição do projeto Escola na Frente, uma palestra cujo tema abordou a prevenção ao suicídio na Escola Estadual Cônego Luiz Wanderley, em Lagoa Nova.
A atividade fez alusão ao Setembro Amarelo. Cerca de 100 alunos na faixa etária de 16 a 17 anos participaram da palestra da psicóloga Helena Oliveira.
"A edição do Projeto Escola na Frente desse mês tem a temática do Setembro Amarelo, mês de conscientização, para que a gente possa falar com a comunidade escolar sobre as formas de prevenção, tanto dos traços de ansiedade, de automutilação, até a situação mais extrema que é o suicídio. Infelizmente, cada vez mais tem vitimado nossos jovens, nossas crianças, nossos adolescentes", destacou a vereadora Júlia Arruda (PCdoB).
A psicóloga Helena Oliveira descreveu o encontro como uma oportunidade de se falar em prevenção. "Precisamos falar sobre o suicídio, entendendo isso como uma realidade social e, ao mesmo tempo, sem gerar gatilhos intensos que possam promover alguma afetação mais profunda. Então, quando falamos sobre o suicídio, falamos também sobre identificar questões de sofrimento mental, abordando questões sociais, preconceitos, bullying. Toda essa realidade social que faz com que os jovens cada vez mais estejam em extremo sofrimento e não consigam acessar recursos de falar sobre, de acesso à profissionais qualificados para isso. Então, tivemos esse sentido de orientação", destacou.
Para o estudante Everton Leandro, do 9º ano, abordar esse assunto em sala de aula é uma oportunidade para entender mais sobre questões da saúde emocional. "Na minha opinião, na escola deveria ter um espaço, uma sala com psicólogos, para a pessoa se consultar, se abrir, porque aqui infelizmente não tem. Mas para mim deveria ter", falou.
Texto: Phablo Galvão
Fotos: Lorena Veríssimo