A Câmara Municipal de Natal lançou, na noite desta terça-feira (07), a campanha publicitária Viva Natal, voltada para o Turismo a fim de incentivar os natalenses a conhecerem a própria cidade, além de realizar uma feira de exposições e uma sessão solene proposta pelos vereadores Dickson Nasser Júnior (PDT) e Felipe Alves (União Brasil) na qual foi feita a entrega da Comenda Morro do Careca, criada este ano para homenagear personalidades de destaque da atividade turística na capital potiguar.
O evento aconteceu no Centro de Turismo de Natal, edificação da virada do século XIX para o XX em estilo neoclássico, que funcionou como asilo, orfanato e penitenciária, e, na década de 1970 foi restaurado para abrigar um espaço cultural e de artesanato mantido até hoje, Estiveram presentes no ato solene, o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, a secretária de Turismo de Natal, Ohana Fernandes, a secretária de Turismo do RN, Solange Portela, e os deputados estaduais Gustavo Carvalho e Luiz Eduardo, que na ocasião representaram a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
"Como presidente da Câmara Municipal, tenho a satisfação de testemunhar o lançamento de uma campanha diferente, que chega para mostrar Natal aos natalenses, convidando-os a viver a cidade, revisitar as nossas belezas naturais e valorizar a patrimônio cultural e gastronômico que atrai pessoas do mundo inteiro para esta terra ensolarada, despertando os munícipes para a ideia de que o turismo pode ser feito com destinos caseiros, além de uma solenidade que concede pela primeira vez a Comenda Morro do Careca a 29 pessoas que desenvolvem ações importantes em prol do turismo", comemorou o vereador Eriko Jácome.
"A gente perde muita coisa ao não conhecer nossa própria cidade. Dispomos de atrações turísticas sensacionais, comida de primeiro mundo, centros comerciais modernos e cultura vibrante, porém, muitos natalenses vão buscar tudo isso muito longe. Dito isso, a campanha tem o objetivo de promover o turismo perto de casa e mostrar aos nossos conterrâneos como é bom descobrir o lugar que moramos. Essa é a pegada da campanha. E nada mais oportuno do que aproveitar o momento para reconhecer diante de toda sociedade o sucesso daqueles que lutam pelo turismo da capital potiguar", afirmou o vereador Dickson Júnior.
"Trata-se de um evento grandioso e pioneiro que temos a honra de sermos propositores, no sentido de homenagear pessoas que vivem o turismo, que fazem a diferença no setor. Ao mesmo tempo, a Câmara Municipal lançou uma campanha para que o povo natalense crie o hábito de consumir sua própria cidade, que contou, também, com uma feira para expor produtos turísticos. Então, é uma contribuição que o Legislativo oferece para uma das nossas principais atividades econômicas, geradora de emprego, renda e tributos. Por este motivo, considero este um momento marcante que, certamente, ficará na história do turismo de Natal", avaliou o vereador Felipe Alves.
Everaldo Trigueiro, diretor do Centro de Turismo de Natal, falou que recebeu com alegria o convite dos vereadores Felipe Alves e Dickson Júnior para sediar o evento. "Recebemos esta brilhante ação da Câmara Municipal de braços abertos. Estamos todos muito felizes porque o Centro de Turismo hoje se reinventa, especialmente depois da pandemia de Covid-19 que nos colocou diante de imensas dificuldades. Mas os desafios nos motivaram a inovar e buscar uma roupagem mais moderna para crescer junto com o turismo deste novo tempo", disse ele, que foi um dos homenageados da noite.
Outro homenageado com a Comenda Morro do Careca foi o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão. "Entendo que a transversalidade entre a cultura e o turismo é essencial. Indissociável da atividade econômica e da própria identidade cultural da cidade. Portanto, essa legitimação promovida pela Câmara fortalece o que a gente chama do identitarismo, que tem entre seus maiores ícones o próprio Luís da Câmara Cascudo, que nos deixou um legado permanente de amor ao patrimônio cultural".
A secretária de Turismo do RN, Solange Portela, considera positivos os esforços voltados para o fortalecimento da atividade turística. "Muitas vezes um trabalhador do turismo, um pequeno empresário, ou até um empresário de grande porte, não tem o seu trabalho reconhecido. Então, a valorização sempre é muito positiva e assertiva porque serve de incentivo para todos fazerem mais e melhor", pontuou. "Sobre a campanha Viva Natal, o bacana é ressaltar nossos atrativos turísticos, históricos e culturais para movimentar a economia mostrando aos natalense que eles também podem participar desse processo ao desfrutar das belezas de sua cidade", acrescentou ela.
Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo