Inaugurado em 1983, às margens da Avenida Itapetinga, com 1.764 casas, o Conjunto Santarém abriu caminho para o desenvolvimento urbano da zona Norte de Natal. Nessa quarta-feira (24), em sessão solene, a Câmara Municipal homenageou os 41 anos de fundação do bairro, por proposição da vereadora Margarete Regia (Pros).
“Hoje, temos a honra de reconhecer 20 pedras angulares desse bairro, cujas contribuições marcaram profundamente o desenvolvimento social, comercial e cultural do Conjunto Santarém. Cada um desses representa um só propósito: o bem-estar e a prosperidade de uma comunidade unida”, disse a vereadora sobre os homenageados e homenageadas da noite. Margarete Regia também é moradora do Santarém desde a inauguração, e ex-presidente do Conselho Comunitário do Conjunto.
Entre os homenageados, a vereadora destacou o folclorista Joaquim Caldas Moreira, um dos primeiros moradores do Conjunto Santarém, que desempenhou um papel fundamental na preservação e na promoção do folclore, através de arraiais, Pastoril e Bambelô, bem como por manifestações culturais como Bumba-meu-boi, Congo e a festa de iemanjá, com a participação dos terreiros de Umbanda e Candomblé. “A presença ativa dele nas festividades locais, como o São João, era notável, participando ativamente de todas as quadrilhas”, lembrou a vereadora.
Joaquim Caldas Moreira faleceu há cerca de 30 anos, aos 102 anos de idade, e dá nome a uma rua em Nova Natal, também na zona Norte. A homenagem foi recebida por uma das filhas, Maria da Conceição Fernandes Moreira, que ainda reside na casa que pertenceu ao pai.
O Conjunto Santarém foi construído na gestão do ex-governador José Agripino Maia, tendo o engenheiro Damião Pita como coordenador da equipe técnica da Companhia de Habitação Popular do Rio Grande do Norte (Cohab RN) e o arquiteto José Jezi de Souza, como responsável pela elaboração do projeto arquitetônico.
“Participei da história do Conjunto Santarém em dois momentos: Primeiro na construção, como primeiro engenheiro da Cohab. Depois na Prefeitura Municipal, onde muitas vezes recebi a atual vereadora Margarete Régia, quando ela era líder comunitária e buscava melhorias para o bairro”, lembrou Pita, que foi o 21º homenageado na sessão solene
O prefeito Álvaro Dias também compareceu à solenidade e parabenizou à Câmara Municipal, à vereadora e ao Conjunto Santarém pela “justa homenagem”.
Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo