18/06/2024 Câmara de Natal entrega Comenda Maurílio Pinto a 33 profissionais da segurança

Nesta segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Natal entregou a Comenda Maurílio Pinto de Medeiros a 33 agentes de segurança pública, entre delegados, escrivães e investigadores da Polícia Civil, bem como a policiais militares e civis.

Este ano, a propositura da sessão solene de entrega da comenda foi da vereadora Camila Araújo. “Maurílio Pinto é uma figura ímpar na história da segurança pública do RN, e a Câmara Municipal reconhece a importância do legado dele, fazendo do qual uma honraria para os operadores da segurança pública de hoje”, disse.

Entre os agraciados com a Comenda, em 2024, estavam os delegados Osmi Monte e Maria do Carmo Alves Macedo. Ambos, há 39 anos na ativa, contaram que conviveram e trabalharam com Maurílio Pinto e deram testemunho de sua eficiência, dedicação e honestidade. “É uma honra receber a comenda que leva o nome dele”, afirmaram unânimes.

Assim como concordaram o secretário estadual de Segurança e Defesa Social, Coronel Araújo, e o comandante da Polícia Militar do RN, Coronel Alarico Azevedo, sobre a importância do reconhecimento à memória de Maurílio Pinto e ao incentivo aos agentes de segurança, através da entrega da honraria.

A Comenda Maurílio Pinto de Medeiros foi criada pelo decreto legislativo 453/2018, para homenagear profissionais que se destacam na área da segurança pública. O xerife, como ficou conhecido o delegado, se aposentou em 2011, tendo sido chefe da Polícia Civil por duas décadas, e ainda atuou nas funções de subsecretário e secretário adjunto de Segurança Pública do Estado. Maurílio Pinto faleceu em 2018, aos 76 anos.

Também participaram da sessão solene a delegada geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, e o Comandante da Guarda Municipal de Natal, Rozivam Valle da Costa.

Texto: Ilana Albuquerque