A Câmara Municipal de Natal prestou homenagem aos 55 anos da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (AMPERN), com uma sessão solene realizada nesta terça-feira (18). A proposição foi da mesa diretora da casa legislativa.
A associação congrega quase 300 membros, entre promotores e procuradores de justiça do RN. “A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte recebe essa homenagem com muita honra, pois ela chega carregada de reconhecimento. Essa oportunidade também aproxima a casa do povo e nossa instituição de classe, que congregam valores em comum no servir à sociedade”, afirmou o presidente da Ampern, Clayton Barreto de Oliveira.
“Desde a fundação, a Ampern tem sido fundamental na defesa dos direitos e interesses de toda população, assim como na promoção da autonomia do Ministério Público potiguar. Não podemos deixar de reconhecer o trabalho daqueles que a lideraram ao longo da história, assim como o comprometimento de todos os associados, que diariamente dedicam as vidas à justiça”, disse o vereador Eriko Jácome.
Foram homenageados fundadores, ex-presidentes e membros da atual diretoria. “A associação tem uma história de dedicação ao Ministério público e consequentemente à sociedade. Ser homenageado pela casa do povo pela defesa do povo é de grande simbolismo e desperta sentimento de gratidão”, afirmou o promotor Manoel Onofre de Souza Neto, ex-procurador-geral de Justiça e membro da atual diretoria da Associação.
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (AMPERN) tem o objetivo de fazer a defesa das prerrogativas, dos direitos e das garantias dos membros do Ministério Público do Rio Grande do Norte, mas para além disso também é uma instituição de utilidade pública. Portanto, tem entre suas atribuições também fazer campanhas solidárias e difundir a atividade do MP em todas as esferas sociais, fazendo a promoção de ações e serviços que, por exemplo, defendam e protejam a infância, a juventude, o idoso e a mulher vítima de violência doméstica.
A chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, Isabelita Garcia Gomes Neto Rosas, representou a procuradora-geral de Justiça do RN, Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira, durante a solenidade.
Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Lorena Veríssimo