27/06/2024 Câmara Municipal de Natal celebra 190 anos da Polícia Militar do RN

Pelo terceiro ano consecutivo e por proposição da Frente Parlamentar da Segurança Pública, presidida pela vereadora Camila Araújo, a Câmara Municipal de Natal homenageou o aniversário da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, com uma sessão solene, nesta quarta-feira (26).

Criada no dia 27 de junho de 1834, a corporação está completando 190 anos. “Para mim sempre é uma grande alegria promover essa homenagem”, disse a vereadora, ressaltando que a PMRN é vital para a garantia do direito à segurança dos cidadãos.

Entre os 42 homens e mulheres policiais militares homenageados, na sessão solene, estava o Cel. Alarico Azevedo, que comanda a PMRN há cinco anos e meio. Ele destacou que a homenagem prestada à Policia Militar é extensiva a toda a população. “A segurança pública é um desafio, e para ser um policial militar é preciso vocação”, definiu o comandante, agradecendo a homenagem da Câmara Municipal.

Também entre os homenageados, estava o Cel Luiz Pereira, que comandou a corporação entre 1991 e 1994. Aos 87 anos, ele afirma ter a satisfação do dever cumprido e ainda guardar muito amor pela farda que vestiu por 35 anos. “Durante meu tempo à frente da PM, criamos o 4º e o 5º batalhões, nas zonas Norte e Sul, além da Polícia Metropolitana”, lembrou ele, acrescentando palavras de gratidão pela homenagem carregada de reconhecimento.

Para o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Cel. Araújo, a homenagem da Câmara Municipal à PMRN é importante e justa. “São 190 anos de serviços prestados ao Rio Grande do Norte, na preservação da ordem. Essa homenagem é uma forma de engrandecer a instituição e valorizar esses homens e mulheres, que tanto trabalham pela segurança do nosso povo”, afirmou.

Durante a solenidade, o deputado estadual Cel. Azevedo representou a Assembleia Legislativa. O almirante Alexandre Reis Leite, do 3º Distrito Naval, da Marinha do Brasil, prestigiou a solenidade. Exército e Força Aérea Brasileira enviaram representantes dos respectivos comandos no Estado.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo