28/06/2024 Câmara de Natal celebra Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ em audiência

Por iniciativa da Frente Parlamentar de Promoção e Defesa da Cidadania LGBTI+, foi realizada na Câmara Municipal de Natal, nesta sexta-feira (28), uma audiência pública com o tema: “Do nacional ao local: A construção de Políticas LGBTI+ e o avanço do conservadorismo”. O evento foi em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado também neste 28 de junho.

A audiência teve como objetivo compreender o tema a partir do enfrentamento à LGBTIfobia e a inserção da população no mercado de trabalho. O evento contou com a participação da sociedade civil organizada, órgãos públicos e entidades vinculadas à pauta.

Os debatedores fizeram diversos depoimentos de como a população LGBTI+ enfrenta situações de preconceito, violência, agressão e de todas as dificuldades enfrentadas, expondo assim as demandas de quem enfrenta na pele esses problemas no dia a dia.

"Essa audiência é muito importante porque é um momento de reafirmar a diversidade e a tolerância que a nossa Constituição se fundamenta na defesa da dignidade humana e consequentemente todas as pessoas são obrigadas a respeitar. Aquelas que não respeitam, vão ter que responder perante o Estado pelos crimes que daí advierem”, destacou o vereador Daniel Valença (PT).

Já a vereadora Brisa Bracchi fez uma fala ressaltando a importância das políticas públicas no sentido de garantir direitos civilizatórios.

“Mediante políticas públicas, podemos justamente garantir que todas as pessoas tenham os seus direitos civilizatórios garantidos dentro desse estado democrático de direitos. Então, viva o nosso orgulho! E sim, vamos continuar colorindo, como a gente fala, a Câmara Municipal de Natal, assim como todos os espaços, e seguir tendo orgulho de ser quem somos”, falou a vereadora.

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Franscisco de Assis