Uma solenidade na Câmara Municipal de Natal marcou, nesta quinta-feira (26), a entrega do Título de Cidadão Natalense ao diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), Maestro Linus Lerner, pelos relevantes serviços prestados ao povo da capital potiguar. O plenário da Casa ficou repleto de autoridades, personalidades do meio artístico e amigos do homenageado.
Antes de comandar a Orquestra Sinfônica do RN, de aprender a reger e de decidir que se dedicaria integralmente à música, Linus Lerner gostava mesmo era de cantar. Tinha 11 anos quando encarou pela primeira vez uma plateia, em Novo Hamburgo (RS), cidade onde nasceu. De família humilde, conheceu a arte musical na igreja. Cantou em coral e depois chegou a cantar em barzinho. Lerner também cantou com várias companhias de ópera e orquestras nos EUA, Brasil e Europa e recebeu vários prêmios em diferentes competições de voz, se dedicando depois integralmente à regência.
Durante sua carreira, Lerner regeu orquestras na Alemanha, Brasil, Bulgária, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, México, Panamá, Paraguai, Polônia, República Checa, Turquia e Rússia.
"Quando se tem a honra de receber uma titulação dessa, fica ainda mais forte o compromisso de seguir o trabalho que estamos fazendo na Orquestra Sinfônica focado na educação musical e no melhoramento das políticas culturais em Natal e no Rio Grande do Norte. Então, tenho dever, gratidão e compromisso com essa cidade na qual vivo há mais de dez anos", declarou o maestro Linus Lerner.
A produtora e parceira de trabalho, Tatiane Fernandes, celebrou sua amizade com o maestro. "Ele é um amante da arte. Estudou muito para chegar onde chegou. Um amigo que ensina a gente a cada dia com simplicidade e companheirismo. Já passamos por percalços e enfrentamos desafios juntos. Acho que as grandes amizades são assim. Trata-se de um grande artista, que significa muito para a nossa cidade".
Também presente na sessão solene, o jornalista Toinho Silveira disse que Linus Lerner é um homem respeitado internacionalmente. "Eu fico impressionado vendo as reportagens porque eu acompanho a carreira dele e fico feliz com tanto sucesso, inclusive já o homenageei e me sinto lisonjeado no sentido de ter a oportunidade de homenageá-lo. Portanto, acho que Natal ganha ao ter um cidadão dessa dimensão, com talento reconhecido nos teatros do mundo todo".
Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior