A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quarta-feira (2), sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A iniciativa foi de proposição do vereador Tércio Tinoco (União), que há cinco anos promove o evento com o objetivo de mostrar que a Casa está comprometida com a pauta da inclusão e da defesa dos direitos da pessoa com autismo.
Na edição de 2025, foram homenageadas 32 pessoas e instituições. Durante a solenidade, Tércio ressaltou a importância da mobilização contínua: “Este é o quinto ano consecutivo que realizamos esta sessão para mostrar à sociedade que a Câmara é engajada nessa causa não só no dia 2 de abril, mas durante todo o ano”.
Durante a solenidade, familiares de pessoas com autismo compartilharam experiências e reivindicações. O pai de um dos homenageados, Federico Lima, destacou que a luta contra o preconceito é diária: “Convivemos com a ignorância que leva ao preconceito todos os dias e lutamos para que os direitos do nosso filho sejam respeitados”. Ele também defendeu mais fiscalização nas escolas para garantir as políticas de inclusão.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído pela ONU em 2007 e tem como objetivo promover a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), combater a discriminação e estimular políticas públicas inclusivas.
Também participaram da sessão os vereadores Brisa Bracchi (PT), Daniel Rendall (Republicanos), Daniel Santiago (PP), Irapoã Nóbrega (Republicanos), João Batista Torres (DC), Pedro Henrique (PP) e Tárcio de Eudiane (União).
Compuseram a mesa dos trabalhos o presidente da Câmara, Eriko Jácome (PP); o deputado estadual Kleber Rodrigues, o secretário municipal adjunto de Relações Sociais e Políticas, Dickson Nasser Jr.; a promotora de Justiça Rebecca Monte Nunes Bezerra; o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RN, Bruno Henrique Saldanha Farias, e o comunicador e comediante Rodrigo Vieira Emerenciano (Mução).
Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo