Os três alunos da rede pública de ensino, finalistas do concurso de redação sobre cidadania, foram premiados em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (25) no plenário da Câmara Municipal de Natal. A competição com objetivo de estimular o sentimento de cidadania entre os jovens foi realizada pela Escola do Legislativo Miguel Arraes e pelo Setembro Cidadão em parceria com as escolas.
O vencedor do concurso, que faz parte também do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec), foi o estudante Liedson da Silva. Também foram finalistas os estudantes Sâmela Pereira e Jonatan Breno.
O presidente da Câmara, vereador Ney Lopes Jr., propositor da sessão, enalteceu a importância da parceria do legislativo com o Setembro Cidadão. "Hoje realizamos uma solenidade cívica. Ressaltamos a importância da cidadania através desse projeto, idealizado pelo juiz Jarbas Bezerra e pela advogada Lígia Limeira. Na condição de representante da Câmara, fico satisfeito em ter feito essa parceria com a nossa Escola do Legislativo para educar os jovens", acrescentou.
Lígia Limeira elogiou a inciativa e destacou que ela ajuda na formação dos cidadãos. "Muita gente pensa na cidadania apenas nos direitos e concursos como esse trazem a importância na formação dos nossos cidadãos".
Jarbas Bezerra explicou que o Setembro Cidadão é um evento consolidado com várias atividades realizadas durante o dia e elogiou a Casa pela iniciativa. "A Câmara tem dado uma demonstração de que está compromissado com o Setembro Cidadão. Ó Projeto é de suma importância porque vem desde 2013 tentando fazer desse Estado a terra do sol, do sal e da cidadania. A gente pode dizer que são mais de 120 atividades ao longo do mês e que as atividades não se restringem apenas ao mês de setembro", completou.
Estiveram presentes na cerimônia de entrega dos títulos a deputada estadual Márcia Maia, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte; a secretária municipal de Educação Justina Iva, representando a Prefeitura do Natal; além de professores, alunos e diretores de escolas do Município.
Texto: Marcius Valerius
Fotos: Verônica Macedo