Foi aprovado, com ressalvas, nesta segunda-feira (25), o relatório do primeiro quadrimestre de 2015, apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para a Câmara de Natal, por meio da Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão do Sistema Único de Saúde (ASPLAN), que busca explicar à sociedade os recursos consignados no orçamento, como foram aplicados e o tipo de investimento.
Durante a reunião da Comissão de Saúde, o vereador Fernando Lucena (PT) disse que vai enviar o relatório para instituições que possam emitir um parecer técnico sobre a temática, haja vista que não há na comissão auditores nem contadores.
"Vamos encaminhar para o Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPRN), para a Controladoria Geral da União (CGU) e, também, ao Tribunal de Contas da União (TCU). É importante frisar que não estamos reprovando nada, apenas não somos especialistas em assuntos orçamentários e queremos uma opinião mais embasada, por isso as ressalvas", explicou Lucena, presidente da Comissão de Saúde.
Na sequência, os parlamentares designaram dez projetos de lei para relatoria. Destaque para o que institui a Semana da Conscientização sobre Depressão Infantil, de autoria do vereador Bispo Francisco de Assis (PRB). "Depressão é uma doença grave. Nos adultos, é mais fácil de ser diagnosticada. Eles se queixam e suas atitudes revelam que não se sentem bem. Com as crianças, é diferente. Elas aceitam a depressão natural; calam-se, retraem-se", destacou o vereador Franklin Capistrano (PSB), relator da matéria.
Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior