O advogado Carlos Alberto Marques, conhecido pela militância na área sindical e trabalhista e pela atuação junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Rio Grande do Norte, foi agraciado com o título de cidadão natalense. A cerimônia de entrega aconteceu na noite desta segunda-feira (16) por propositura do vereador Sandro Pimentel.
O vereador Sandro Pimentel destacou a importância de Carlos Alberto em diversas causas trabalhistas ligadas às atividades sindicais, que já beneficiou centenas de natalenses, além de serviços jurídicos prestados voluntariamente para a população. "Carlos Alberto é um advogado trabalhista que sempre teve uma postura muito sério e compromissado com os trabalhadores. É um militante histórico dos movimentos sociais, é advogado de vários sindicatos do estado. É um reconhecimento mais do que justo", completou.
Nascido no Rio de Janeiro, Carlos Alberto chegou em Natal em 1982 acompanhando o pai, militar, que chegou na capital potiguar para comandar o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Se formou em Biologia, mas teve sua vida dedicada ao Direito, mais especificamente às causas trabalhistas. Há duas gestões, ele é diretor-tesoureiro da OAB do RN. Essa trajetória e o trabalho junto à OAB foram elogiada pelo presidente da Ordem, o advogado Paulo Coutinho.
"É uma homenagem muito justa. Carlos Alberto já é natalense de coração há muito tempo com uma grande história que vem desde o pai dele. Um família que já contribuiu muito para o nosso estado e para nossa cidade. Carlos Alberto desenvolve um grande trabalho na OAB há duas gestões como diretor-tesoureiro e é o meu homem de confiança, a quem a gente entrega as contas", detalhou Paulo Coutinho.
O homenageado agradeceu à comenda a todos os vereadores que compõem a Câmara ao afirmar que sempre se sentiu natalense. "Fico envaidecido e extremamente lisonjeado em receber esse título. Eu cheguei aqui em 82 e fui rapidamente abraçado pela cidade. Agora estou sendo realmente adotado por Natal, através dessa Casa, que me dá esse título tão honroso, ainda mais indicado por um amigo como o Sandro Pimentel", agradeceu.
Ele contou que se orgulha de militar na área trabalhista, mais especificamente na sindicalista e que esse caminho foi natural. Quando cursou Biologia, ele sempre esteve ligado aos movimentos sociais e que, no curso de Direito, essa paixão apenas aumentou. "Fiz direito para complementar meus estudos, mas sempre ligado aos movimentos sociais e estudantis. Por consequência dessa minha atuação, naturalmente, terminei seguindo para a a área trabalhista e sindical. Me orgulha saber que meu trabalho ajuda a vários outros trabalhadores", completou.
Com 54 anos, Carlos Alberto Marques é casado com uma mossoroense e pai de três filhos natalenses. Ele adiantou que o título o motivará ainda mais para continuar trabalhando em prol da cidade.
Texto: Marcius Valerius
Fotos: Verônica Macedo