Com o lema "Nós ensinamos a voar e manter helicópteros!", o 1º Esquadrão do 11º Grupo de Aviação (Esquadrão Gavião), responsável por especializar pilotos de helicóptero da Aeronáutica, completa 50 anos de existência. Para homenagear a história do grupo, o Legislativo natalense realizou uma sessão solene, requerida pelo vereador Franklin Capistrano (PSB), nesta sexta-feira (27), na Base Aérea de Natal. Durante a solenidade foi feita a entrega de diploma comemorativo ao cinquentenário da Unidade e seus relevantes serviços prestados à capital potiguar.
O 1º/11º GAv - Esquadrão Gavião nasceu em 1967 para desenvolver a doutrina e as técnicas de emprego das aeronaves de asas rotativas da Força Aérea Brasileira. Desde então a instrução de pilotos, e mais tarde de mecânicos de helicópteros, está sob a responsabilidade de uma única equipe, favorecendo a padronização metodológica, contribuição importante para a evolução da Aviação de Asas Rotativas na FAB. Em dezembro de 2006, o Esquadrão Gavião foi deslocado da Base Aérea de Santos para a Base Aérea de Natal.
"Merecida homenagem a esses lutadores que são exemplo para a juventude do Brasil. Neste chão são formados os novos profissionais que estão entrando para as corporações. Pilotos de combate treinados para defender a pátria. Vale ressaltar que esta é uma ferramenta imprescindível, pois o helicóptero possibilita uma visão ampla do terreno, facilidade para pousar em locais de difícil acesso e voar em baixa altitude. Isso é motivo de imenso orgulho para a nossa cidade, conhecida como incubadora dos aviadores do país", destacou Franklin Capistrano.
Em seu discurso, o Tenente-Coronel Aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro afirmou que a Câmara Municipal de Natal demonstra mais uma vez que se importa com a aviação, e tem motivado os integrantes da Força Aérea a ter um ânimo ainda maior. "Uma honra receber o reconhecimento da Casa do Povo, saber que nosso trabalho tem impacto positivo na sociedade. Serve de incentivo para continuarmos a travar o bom combate", comemorou. "Além da instrução aérea, o Esquadrão Gavião realiza missões de resgate, busca e salvamento no litoral nordestino, dispondo de aeronaves em alerta durante as 24 horas do dia", informou.
Presente no ato solene, o vereador Ary Gomes (PDT) enalteceu a relação histórica da cidade com a Aeronáutica. "Em tempo: temos que transmitir a importância de Natal para a história da aviação, desde os pioneiros até os dias de hoje". O Coronel Aviador Paulo Junzo Hirasawa, comandante da Barreira do Inferno, se somou ao parlamentar e também lembrou que "Natal tem sua história intimamente ligada à FAB". Segundo ele, a hospitalidade do povo natalense contribui para que jovens aviadores consigam se adaptar facilmente à cidade. "Essa união com a comunidade é um dos ingredientes do sucesso do Esquadrão Gavião. Que venham mais 50 anos!".
Texto: Junior Martins
Fotos: Marcelo Barroso