Os fiéis do bairro do Alecrim, na zona Leste de Natal, encerraram os festejos ao seu padroeiro São Sebastião na tarde deste sábado (20) com missas e procissão. Na ocasião, a Câmara municipal esteve presente representada pelos vereadores Sueldo Medeiros (PHS), Ubaldo Fernandes (PMDB), Preto Aquino (PEN) e pelo seu presidente Raniere Barbosa (PDT), que tem uma relação muito próxima com o bairro.
"Nasci no bairro e passei a minha infância aqui. A representatividade dos devotos de São Sebastião é maior da nossa cidade e numa data comemorativa como essa podemos ver como uma oportunidade para que as nossas famílias possam refletir a importância da religiosidade e da presença de deus em nossas vidas", destacou o presidente. Os parlamentares participaram das missas e procissão, que percorreu as ruas do Alecrim com a imagem do santo, acompanhada por cerca de 25 mil fiéis, segundo os organizadores. Eles ressaltaram a importância de, enquanto representante do povo, a Câmara estar presente também nas manifestações religiosas da cidade.
São Sebastião é padroeiro dos arqueiros, soldados, infantaria, atletas, contra pestes e desastres. Conta a história que se trata de um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Jesus Cristo na França, em 256 d.C. Seu nome de origem grega, Sebastós, significa divino, venerável.
Há 69 anos os moradores do Alecrim celebram o santo, atraindo devotos de todas as partes da cidade. "É um santo popular e essa festa é a tradição do bairro. Já são quase 70 anos de festa como paróquia, mas como capela já é centenária essa comemoração porque nasceu com o bairro do Alecrim, tendo um santo intercessor do povo, que protege da fome, da guerra, da violência urbana, da peste", explicou o pároco padre José Freitas Campos.
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Verônica Macedo