Realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil durante o período da Quaresma, a Campanha da Fraternidade neste ano trata da superação da violência, e foi discutida nesta manhã (2) na Câmara Municipal de Natal durante audiência pública, proposta pelo vereador Franklin Capistrano (PSB), com vereadores, pesquisadores, representantes da Igreja, líderes comunitários e populares.
O coordenador da campanha em Natal, padre Robério Camilo, explicou que um dos objetivos neste ano é construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, enfrentando a realidade de exclusão. "Segurança pública é questão de políticas públicas que assegurem o direito de todas as pessoas e a educação é a base disso tudo. A campanha também vem nos lembrar que somos guardas uns dos outros e precisamos cuidar uns dos outros", declarou.
Durante a audiência, o professor João Maria Mendonça, presidente do Conselho Estadual de promoção de Paz nas Escolas apresentou dados da violência que apontam para o aumento do número de homicídios no estado, especialmente em Natal e região Metropolitana com escalada de mortes de adolescentes e jovens. A Secretária Municipal de Educação, Justina Iva, também compareceu e relembrou que são desenvolvidas diversas ações na perspectiva da construção da paz nas escolas, em parcerias com outras instituições e envolvendo também as famílias.
Os vereadores Natália Bonavides (PT), Preto Aquino (PEN), Ubaldo Fernandes (MDB) e Nina Souza (PEN) também participaram da audiência. Para o propositor, o debate na casa legislativa ajuda a apontar soluções para o problema da violência. "Esse é um tema recorrente e precisamos dar visibilidade à discussão. Toda a sociedade tem essa preocupação. A violência aumentou muito e a Campanha da Fraternidade busca combater a situação de violência de cada paróquia e nos bairros de Natal. Por isso, é importante o debate para apontar os caminhos para a solução", defendeu Franklin Capistrano.
***Assista à audiência pelo canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=3Se499OMsCY
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso