O Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte completa 55 anos. Em uma sessão solene, a graduação foi homenageada, nesta quarta-feira (23), pela Câmara Municipal de Natal devido aos relevantes serviços educacionais prestados à cidade. Professores que fizeram parte da criação do curso e também do corpo docente atual receberam as honras por meio de diplomas de mérito. A proposição foi do presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT).
Na ocasião, o coordenador do curso Erivan Ferreira Borges se disse orgulhoso e grato pela distinção e ressaltou que a homenagem "veio concretizar o brilhantismo de um trabalho que vem sendo feito há décadas na capital potiguar". Segundo ele, a academia constitui um elo entre as instituições da classistas e os futuros profissionais, pois consolida na sua formação uma aproximação com os estudantes.
"Um reconhecimento do Legislativo natalense, poder político mais próximo da população, é muito relevante para nossa comunidade acadêmica porque confirma nossa inserção na sociedade. Momento histórico para o Departamento de Ciências Contábeis da UFRN", comemorou o professor.
Também presente na solenidade, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RN), João Gregório Júnior, parabenizou a iniciativa do parlamento municipal. "Maravilhoso ver que o sonho dos fundadores desta graduação contribuiu para influenciar positivamente gerações de jovens. Tenho imensa satisfação de fazer parte dessa história de sucesso".
Em seu discurso, o presidente Raniere Barbosa destacou que a criação do curso de Ciências Contábeis possibilitou uma mudança de vida de muitos alunos. "O conhecimento é como uma janela que se abre para o mundo. Estes professores transformam efetivamente a realidade das pessoas, mudando o rumo e a direção dos caminhos delas. Fundado em 1971, representou o início de uma revolução que lançou as bases da cultura empreendedora e inovadora da classe contábil norte-rio-grandense", avaliou.
"Há de se ressaltar que a formação acadêmica, através do acesso a uma educação de qualidade, ao longo da História tem se apresentado, em todos os tempos, como garantia de que alternativas surjam e permitam às pessoas o exercício do trabalho autônomo e outras formas de ocupação que lhes propiciem melhores condições de vida", concluiu o presidente da Câmara, que tem formação em Ciências Contábeis.
Atualmente o corpo docente do Curso de Ciências Contábeis da UFRN é composto por 44 professores, sendo 34 efetivos, dos quais, 17 são doutores, 15 mestres e dois especialistas. Grande parte da mão de obra que compõe as equipes docentes de outras instituições de ensino do Estado tem origem na UFRN, com destaque para a capacitação proporcionada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, que já titulou mais de 80 mestres e doutores ao longo da sua existência.
Texto: Júnior Martins
Fotos: Elpídio Júnior